Como estudar Lei Seca para o Concurso do TSE?
O Concurso TSE é uma das maiores oportunidades esperadas para o ano de 2023. Quase todos os TREs do país já confirmaram suas participações. A concorrência esperada para essa prova é muito alta e se você quer ser aprovado, você precisa dominar diversos fatores, dentre eles, o estudo da Lei Seca.
A Lei Seca é a principal fonte jurídica para a elaboração de questões dos cargos de Técnico e Analista. Cargos esses que farão parte do Concurso TSE. A sua leitura diária é mais do que uma obrigação do candidato que deseja a aprovação. Mas também existem outras dicas que você pode seguir para encurtar seu caminho até a aprovação através da lei seca. Quer saber como? Então vamos juntos!
Conheça o conteúdo programático
O primeiro passo para estudar a Lei Seca para o concurso do TSE é conhecer o conteúdo programático. O edital do concurso traz uma lista com as leis e normas que podem cair na prova.
Apesar de o novo edital ainda não ter sido publicado, é importante ler o edital do último concurso com atenção e fazer uma lista com esses itens para ter clareza sobre o que precisa ser estudado.
Em geral, o conteúdo programático não costuma mudar tanto entre os certames e é totalmente possível adaptá-lo para o seu estudo.
Se aprofunde naquilo que é mais cobrado
É importante ler a lei na íntegra e ter uma visão geral sobre o conteúdo para depois se aprofundar nos detalhes. No entanto, ao fazer isso, também deixe anotações sobre os pontos mais relevantes e destaque as partes mais importantes. É fundamental ter uma compreensão clara do texto da lei para poder responder às questões da prova.
Utilize resumos e esquemas
Depois de ler a lei na íntegra, é importante utilizar resumos e esquemas para revisar o conteúdo. Crie resumos das partes mais importantes da lei e faça esquemas que ajudem a visualizar as relações entre os diferentes temas. Esses resumos e esquemas podem ser feitos à mão ou utilizando ferramentas digitais, como softwares de diagramação ou aplicativos de anotações.
Faça exercícios
Fazer exercícios é fundamental para fixar o conteúdo da Lei Seca. Procure por questões de concursos anteriores e faça simulados para testar seus conhecimentos. Ao fazer os exercícios, preste atenção nas pegadinhas e nos detalhes cobrados na prova. É importante fazer uma análise cuidadosa das questões para identificar as lacunas na sua preparação e ajustar o seu estudo.
Utilize materiais de apoio
Além da leitura da lei e da realização de exercícios, existem outros materiais que podem ajudar no estudo da Lei Seca. Livros e apostilas especializadas em legislação eleitoral podem ser muito úteis para aprofundar o conhecimento sobre os temas que caem na prova. Também é possível encontrar videoaulas e cursos online que abordam a Lei Seca de forma detalhada.
Atualize-se
A Lei Seca é um conteúdo que está sempre sendo atualizado. Por isso, é importante ficar atento às mudanças e atualizações que ocorrem na legislação eleitoral. Acompanhe as notícias e as decisões do TSE para se manter atualizado e não ser pego de surpresa na prova. Além disso, leia os comentários de especialistas e juristas sobre a legislação eleitoral para ter uma compreensão mais profunda do tema.
Dedique tempo suficiente
Por fim, é fundamental dedicar tempo suficiente ao estudo da Lei Seca. Como se trata de um conteúdo denso e complexo, é preciso reservar um tempo diário para a preparação. No entanto, existe uma forma de facilitar todo esse processo!
Prepare-se com o CERS
Garanta a sua aprovação num dos concursos mais esperados dos últimos anos: Concurso Unificado do TSE para TREs
Sabemos que a jornada em busca da aprovação em um concurso público para Analista ou Oficial de Justiça do TRE não é simples. É necessário planejamento, direcionamento, conhecimento do perfil de estudo, materiais atualizados, prática constante por meio da resolução de questões e muita determinação. Garantimos que, com as ferramentas certas, é possível chegar mais rápido ao dia da sua posse no cargo de Analista ou Oficial de Justiça.
Clique no banner abaixo e garanta o seu lugar entre os aprovados!
Você pode se interessar também por:
Novo Concurso Unificado do TSE: Saiba os principais assuntos cobrados
Concurso TSE unificado: Conheça o segredo da aprovação!
Concurso Unificado TSE: TRE PE vai participar e divulga cargos vagos