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Chefe x Líder: você sabe a diferença?

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Publicado em 24/03/2016, às 14:14

Dentro de uma organização há o chefe e o líder, cada um com suas características e funções. Será que você sabe a diferença entre os dois?

chefe dá ordens e tem uma representação hierárquica superior aos seus colaboradores. Ele monitora e controla tudo o que é feito na empresa.Líder é aquele que busca manter sua equipe motivada, está sempre acompanhando e visando melhorar o desenvolvimento dos colaboradores. É admirado, comunicativo, responsável e também é bem respeitado pela equipe, ao contrário do chefe que costuma ser temido devido a sua posição.

A eficiência da comunicação interna pode ser alcançada a partir de bons líderes que conseguem transmitir os valores da organização para seus funcionários. Esse engajamento é necessário para que a comunicação seja objetiva e tenha um forte valor. Uma liderança bem orientada conquista o bom empenho de uma equipe e traz benefícios à empresa. No papel do chefe ele não precisa representar essas características de inspiração como na função de um líder.

De acordo com Paulo Junior, segue abaixo as principais diferenças entre líder e chefe:

Líder

Chefe

Principal objetivo é catalisar mudanças
essenciais à empresa

Principal objetivo é controlar o que se faz na empresa

Facilitador, gerando aprendizagem

Gerencia através de ordens

Fazer a coisa certa

Fazer certo as coisas

Voltado para o longo prazo

Voltado para o curto prazo

Pensa em termos de inovação

Pensa em termos de manutenção

Potencializa o poder das pessoas abrindo
espaços para sua atuação

Limita e define de forma estrita a área
de atuação dos subordinados

Enfoca o desenvolvimento, o futuro

Enfoca a administração, o presente

Dá o tom e a direção, dentro e fora da
empresa

Dá o ritmo, somente dentro da
empresa

Fonte: Comunicando Liderança

 

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