Carreira Jurídica
O bacharelado em Direito é importante, mas apenas a primeira etapa para quem deseja exercer a carreira jurídica. Por isso, é necessário entender qual é o seu objetivo profissional, pois é possível escolher sua atividade entre advogar ou seguir carreira pública.
Na área privada, por exemplo, o profissional pode atuar como advogado nos mais diversos ramos do Direito – criminal, família, trabalhista, tributário. Sendo assim, é possível realizar trabalhos seja em processos contenciosos ou consultorias.
Já nas carreiras jurídicas públicas, cujo ingresso exige concursos, são permanentes e apresentam inúmeras alternativas. São elas: Advocacia Pública, Defensor Público, Juiz de Direito, Promotor de Justiça e Procurador do Estado.
Confira informações valiosas sobre cada setor!
Advocacia Pública
Representa os interesses da União, Estados e Municípios, zelando pela legalidade de seus atos.
Defensor Público
Assistência jurídica integral aos necessitados. Defender cidadãos que não podem arcar com despesas de processo.
Juiz de Direito (Magistratura)
É o profissional que toma as decisões em disputas entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público, visando a preservação dos direitos constitucionais dos cidadãos, aplicando a norma correspondente ao fato concreto que deu origem a lide. O bacharel pode ser juiz federal ou estadual.
Promotor de Justiça
Atua no Ministério Público, órgão dos governos estadual ou federal que defende os interesses dos cidadãos e da sociedade. Como promotor de Justiça, o objetivo do profissional é cuidar da manutenção da ordem pública. Promove ações penais, investiga e apura responsabilidades, fiscaliza o cumprimento das leis e da Constituição.
Procurador do Estado
Atua na Procuradoria-Geral dos Estados (PGE) e defende os interesses do governo. O procurador do Estado pode, por exemplo, ser autor de uma ação de despejo de ocupantes de um prédio público ou contra uma empresa que não paga impostos.
Concursos Públicos
O ingresso nas carreiras jurídicas públicas exige aprovação em concurso público e pré-requisitos, a exemplo de experiência jurídica. Entre as vantagens, o reconhecimento social, salários atrativos e estabilidade.
Para alcançar a aprovação é preciso estar bem preparado. São muitos os conhecimentos exigidos em qualquer uma dessas áreas. E para quem deseja iniciar a preparação para concursos com foco nas carreiras jurídicas precisa de um curso completo e com bases teóricas bem fundamentadas.
Preparatório
Agora que você já conhece mais sobre a carreira jurídica, que tal se preparar com o melhor corpo docente do País nos cursos preparatórios do CERS?
São aulas com conteúdos extensos e aprofundados que vão te ajudar a garantir a aprovação no certame dos sonhos! Aproveite.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques