Direito Médico: Tudo o que você precisa saber sobre essa área
A Advocacia Privada geralmente é um campo de atuação profissional muito escolhido pelos advogados. E levando em consideração o mercado de trabalho extremamente competitivo, se o seu objetivo é trabalhar nesse ramo, algumas medidas são necessárias para se destacar. Uma delas, sem dúvida, está na especialização!
O Direito Médico ainda é uma área consideravelmente nova na advocacia. O direito médico nada mais é do que abordar os direitos e deveres dos profissionais e instituições de saúde. Hoje em dia está cada vez mais comum chegar aos tribunais diversos casos referentes a algum descaso na saúde. O mercado está extremamente aberto para receber bons advogados e principalmente aqueles que procuram por uma boa especialização.
E vamos ser sinceros: Acionar a justiça por problemas relacionados a área da saúde se tornou regra.
Mas afinal, como eu sei que preciso judicializar? Simples, quando um cidadão tem alguma negativa na prestação de algum serviço, de imediato, o seu primeiro passo é buscar seus direitos via Justiça, e advogados especializados nessa área são imprescindíveis. As questões envolvendo o direito médico são de ampla complexidade, de modo que é muito necessário procurar fazer uma pós-graduação nessa área ou até mesmo um curso de prática jurídica em Direito da Saúde.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o número de processos judiciais relacionados a saúde chegam a mais de 520 mil processo judiciais, confira. E sabemos que a negativa de procedimentos é o principal motivo para entrada de ações contra planos de saúde. Já no SUS, a maior razão é a demanda por medicamentos.
A pandemia e a oportunidade do Direito Médico
Um exemplo claro da necessidade da Especialização nessa área foi o período da pandemia. Vivemos umas das piores crises sanitárias do mundo, afetando a vida de muitas pessoas e, claro, impactando consideravelmente a advocacia, principalmente no Direito Médico. Uma enxurrada de demandas surgiram em virtude desta crise e com esse crescimento escancarou a falta de profissionais qualificados na área, o que exterioriza que uma especialização é um excelente caminho para os advogados.
Como começar no Direito Médico?
Primeiramente comece estudando o Código de Ética Médica: o Código de Ética Médica é fundamental para saber o que fazer. Conheça todas as normas que devem ser seguidas e tenha mais confiança para começar.
Busque jurisprudências sobre temas que esteja estudando e procure analisá-la criticamente: Quando analisamos algo prático e questionamos decisões, sentimos mais segurança para atuar na área. Vivencie na prática para entender e discutir a saúde pública, suas principais problemáticas, o cenário atual e os desafios do Direito da saúde e da justiça.
Faça cursos práticos: Saber encaixar a teoria à prática é fundamental. Se especializar de forma integral, com cursos de prática jurídica e pós-graduações é de extrema necessidade para a sua segurança profissional. A justiça tem que ser efetiva. A demanda é alta para a atuação profissional com excelência.
Esteja preparado para atuar profissionalmente conforme todas as mudanças que acontecem no ramo do Direito Médico e da Saúde. Por isso, conheça o nosso curso de Prática em Ações de Direito da Saúde seja um especialista nessa área e conte conosco no seu sucesso profissional!
Gostou do conteúdo? Veja a nossa live e aprenda mais sobre esse conteúdo:
Leia também:
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques