Dia do Agente Fiscal: conheça as atribuições do cargo - Portal de notícias CERS

Dia do Agente Fiscal: conheça as atribuições do cargo

Fique por dentro do cargo dos seus sonhos

Thaísa Moraes
Por:
Atualizado em 01/02/2019 - 12:10
Conheça as funções e especificidades do cargo

O dia do agente fiscal é comemorado em 02 de fevereiro. E claro que não poderíamos deixar a data passar em branco!

Você sonha em se tornar um servidor público na área de fiscalização? Que tal conhecer mais a fundo as atribuições do agente fiscal?

Agente Fiscal

O agente fiscal é o servidor público encarregado da fiscalização do cumprimento de obrigações perante o Poder Público. Estão sujeitas à fiscalização as pessoas jurídicas (empresas, principalmente) e pessoas físicas (cidadãos e gestores públicos). A atuação dos agentes fiscais se dá em várias áreas. Como por exemplo, vigilância sanitária e ambiental, posturas, trabalho e contas públicas.

 

Especificidades

Para cada uma dessas áreas, há carreiras específicas, algumas delas em âmbitos municipal, estadual e federal. Não raro, a denominação agente fiscal é substituída por outra designação, como Auditor Fiscal. Ou seja, Auditor-Fiscal da Receita Federal e do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Outras vezes, utiliza-se mesmo a expressão Agente Fiscal ou Agente de Fiscalização. Como nos casos do Agente de Fiscalização Ambiental e do Agente Fiscal de Rendas no Estado de São Paulo.

 

Tributos

Sem dúvida, os agentes fiscais mais conhecidos e numerosos são os dedicados à arrecadação e fiscalização de tributos (impostos, taxas e contribuições) e demais obrigações tributárias. São os Auditores-Fiscais da Receita Federal (plano federal), Auditores Fiscais Estaduais (conhecidos como Fiscais do ICMS) e Auditores Fiscais Municipais (conhecido como Fiscais do ISS).

A atividade de fiscalização compreende complexas auditorias junto a contribuintes e responsáveis tributários. O objetivo é a constatação e punição de infrações à legislação tributária. Assim, os agentes fiscais de tributos possuem competência para a lavratura de autos de infração e imposição de multas. A exemplo do que ocorre com as demais carreiras fiscais.

Compete também aos agentes fiscais desempenhar outras atividades no âmbito das administrações tributárias federal, estaduais e municipais. Tais como direção, planejamento, assessoramento, julgamento de processos administrativos, gestão e desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação voltados à fiscalização e arrecadação, entre outras.

 

O que diz a Constituição

Para o desempenho todas essas atividades os agentes fiscais tributários contam com importantes garantias estabelecidas nos incisos XVIII e XXII do artigo 37, da Constituição Federal. São elas:

XVIII – a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei;

XXII – as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras específicas, terão recursos prioritários para a realização de suas atividades e atuarão de forma integrada, inclusive com compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, na forma da lei ou convênio.

Interessante anotar que, na maioria das vezes, para ingressar nessas carreiras, que são de nível superior, não é necessária nenhuma formação específica. Logo, para prestar concurso para agente fiscal, sobretudo nas áreas tributária, de tribunais de contas e de fiscal do trabalho, via de regra, basta a pessoa ser portadora de diploma de nível superior em qualquer área de formação. E para quem possui interesse em prestar concursos para agente fiscal, a dica é sempre buscar mais informações sobre as chamadas “carreiras fiscais”.

Texto originalmente publicado por Dimas Yamada Scardoelli. Ele é agente fiscal de rendas/SP e autor de livos pela Editora Juspodivm.

 

Leia também: 

Concursos Sefaz: oportunidades na área fiscal

 

Preparação Concursos Sefaz

CURSO BÁSICO PARA AREA FISCALCom a expectativa da saída de inúmeros editais para os diversos fiscos federais, estaduais e municipais, o Cers Cursos Online lança o CURSO BÁSICO para a ÁREA FISCAL. Ademais, a equipe de professores é especialista em concursos dessa área, formada em sua maioria por auditores fiscais.

Composto pelas principais disciplinas cobradas em todos os concursos para a área fiscal. Sendo assim, o curso básico visa preparar em profundidade os alunos que desejam ser aprovados em concursos da área.

COMENTÁRIOS