Aryanna Linhares fala sobre a 2ª fase da OAB em Trabalho - Portal de notícias CERS

Aryanna Linhares fala sobre a 2ª fase da OAB em Trabalho

Por:
Atualizado em 15/08/2016 - 13:40

Já começou a sua preparação para a 2ª fase do XX Exame de Ordem? Para os examinandos que vão realziar a prova de Direito do Trabalho, entrevistamos a professora Aryanna Linhares para saber todos os detalhes sobre a realidade da prova, daixando você mais familiarizado com o que vai encontrar mais para frente. Confira:

Equipe CERS: Geralmente, por quê os examinandos escolhem a disciplina de Trabalho para a 2ª fase?

Profª Aryanna Linhas: O direito do trabalho faz parte do cotidiano das pessoas, assim muito antes de iniciar o curso preparatório para a OAB os candidatos já são bastante familizarizados com temas rotineiramente cobrados nas provas, como é o caso, por exemplo, das horas extras, do adicional de periculosidade, garantia provisória no emprego da gestante. Isso faz com o que o aluno tenha mais facilidade em absorver a matéria e, por esse motivo, acredito que muitos escolham trabalho para a segunda fase.

Equipe CERS: Tem alguma temática que a FGV cobre com recorrência e dificilmente fica de fora?

Profª Aryanna Linhas: O tema jornada de trabalho costuma ser cobrado com bastante frequência nas provas da OAB, seja para o aluno postular, contestar ou recorrer de horas extras, intervalo, horas in itinere, adicional noturno e etc.

Equipe CERS: Existe uma técnica específica para virar um expert em peças prático-profissionais?

Profª Aryanna Linhas: Nessa fase mesmo o aluno mais preparado precisa de orientação. Em nosso curso adotamos a seguinte técnica que acreditamos ser a melhor para que o aluno se torne um expert em peças prático-profissionais: estudo detalhado da teoria e depois treino.Procuramos explicar como identificar as peças e o modo de fazer cada uma delas. Abordamos o conteúdo de maneira bem completa, de forma que nossos alunos possam responder as questões correlatas aos temas estudados. Depois disso, é hora do treino. Sugerimos que os alunos elaborem as peças e as questões e, na sequência, assistam à aula de correção em que explicamos, passo a passo, cada detalhe das mesmas. Procuramos direcionar e acompanhar os estudos dos nossos alunos, sugerindo que sigam um cronograma elaborado por nós, orientando-os a adotar essa metodologia de estudos que acreditamos ser a melhor.

Equipe CERS: Que bibliografia você indica para quem está estudando para a 2ª fase de trabalho?

Profª Aryanna Linhas: Para levar para a prova indico dois livros:  a) a CLT, da Editora Gen, organizada por mim e pelos professores Rafael Tonassi e Renato Saraiva, que tem como diferencial um índice remissivo bastante detalhado e b) um vade mecum.

Para o acompanhamento das aulas indico dois livros:

1 – Direito e Processo do Trabalho, Renato Saraiva, Rafael Tonassi e Aryanna Manfredini, Ed. Jus Podivm, 2016

2 – Processo do Trabalho,  2º Fase da OAB – Aryanna Manfredini e Renato Saraiva.

O primeiro é importante para o acompanhamento das aulas de direito material e o segundo para o estudo das peças e questões.

Equipe CERS: Você lembra a sensação de quando passou na OAB? Nos conte um pouco dessa experiência.

Profª Aryanna Linhas: Costumo dizer aos alunos que terão muitas conquistas profionais em suas vidas, muito deles serão grande advogados, sócios de escritórios de advocacia, juízes, procuradores, e etc, mas que jamais esquecerão a indiscritível sensação de vitória nessa primeira etapa. Assim foi comigo e observo ao longos dos anos que é assim com os nossos alunos também.

Equipe CERS: Após passar na OAB, qual é o caminho profissional natural dos advogados que pretendem atuar no campo do Direito e Processo do Trabalho?

Profª Aryanna Linhas: Após a aprovação na prova da OAB os canditados são advogados, demonstraram à sociedade que estão aptos ao exercício da profissional, logo o próximo passo é ingressar no escritório e mãos a obra, é o momento de colocar em prática tudo o que aprenderam sempre lembrando que nunca devem parar de estudar. A prática lhes apresentará  um aprendizado que nenhum laboratório poderia oferecer. 

Leia também: Envio de recursos para OAB XX começa hoje (12)

Melhores livros para estudar para OAB

Você pode se interessar pelo seguinte conteúdo:

CURSOS PARA OAB XX 2ª FASE 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS