5 dicas essenciais para realizar uma sustentação oral.
Olá, Advogados e Advogadas!
A sustentação oral é o momento do processo em que os advogados têm o direito de apresentar suas alegações orais no julgamento de seu recurso, bem como nas contrarrazões do recurso da parte contrária. Esta é a última etapa antes que os juízes decidam a questão nos tribunais ou grupos de apelação.
Sua função é justamente explicar os motivos pelos quais as teses apresentadas no recurso devem ser acatadas ou apresentar as razões pelas quais o recurso da parte contrária não deveria ser aceito. É aqui que muitos juízes mudam de ideia quando ouvem os argumentos dos promotores. O efeito que uma boa sustentação oral traz para a avaliação não pode ser ignorado. Por isso, hoje iremos trazer para você 5 dicas essenciais para realizar uma sustentação oral.
1. Conheça muito bem o processo.
Essa é a principal dica para a sustentação oral, todas as outras são derivativas desta. Conhecer bem o processo, em todos os seus pontos, é essencial para realizar uma ótima sustentação oral. Se você é seguro de um tema, consegue falar com propriedade sobre ele sem maiores dificuldades.
2. Simule a sua sustentação com tempo cronometrado e treine sua oratória.
Simular antes com tempo cronometrado irá trazer 2 benefícios: a) O devido treinamento para a sustentação; b) A atenção na velocidade e respeito ao limite de tempo. Ambos os benefícios são cruciais para desenvolver uma boa sustentação oral, uma vez que a prática leva a perfeição, pratique exaustivamente. Ademais, a pontualidade é muito valorizada, então nada de estourar o limite.
3. Escreva tópicos, não leia sua sustentação por inteiro.
Ler a sustentação por escrito é exaustivo, os ouvintes e julgadores irão facilmente perder o interesse e até a atenção durante sua apresentação. Lembre-se: É uma sustentação oral, não escrita. Procure criar um roteiro somente com tópicos-chave na sua abordagem para lhe guiar. O ideal é que você esteja com toda a sustentação na ponta da língua.
4. Vista-se e porte-se bem.
A vestimenta é uma peça obrigatória, então tenha sua beca em mãos para a ocasião. Ademais, você também se comunica com seu corpo (expressões e gestos), tome cuidado para que seu discurso não-verbal também esteja alinhado. Não gesticule em excesso, atente-se para a sua movimentação e postura.
5. Demonstre segurança.
Essa última dica é uma junção das 4 primeiras. Você precisa demonstrar segurança nas suas palavras, em seus argumentos, em sua comunicação não-verbal e em suas vestimentas. O conjunto irá fazer a diferença. Seu ouvinte precisa identificar a segurança em cada elemento de sua sustentação, então, trabalhe-a dentro de si. Siga nossas dicas que sua sustentação será um sucesso.
Vamos juntos!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques