Concurso MP PE: Confira os principais assuntos para o dia da prova
Mais um concurso importantíssimo se aproxima. E por aqui, a equipe de inteligência do CERS continua a todo vapor! No próximo dia 3 de abril será dada a largada para o concurso MP PE Promotor. Pensando nisso, a nossa equipe buscou relembrar as principais informações para o dia prova.
Ficou interessado? Pois, se liga na trilha de conteúdos!
Principais Informações para o Dia da Prova
– Da Prevenção a COVID-19
De acordo com o Edital o uso de máscara é obrigatório para realização da prova. A máscara só poderá ser retirada para alimentação do candidato. Ainda como medidas de prevenção, a realização da prova dependerá de esquema vacinal completo do candidato. Vejamos as medidas vacinais dispostas no edital do certame:
– Horário de Prova
Conforme o Edital de convocação da prova Objetiva. Os portões serão abertos às 8h00 da manhã, e fechados às 9h00. É recomendado que o candidato chegue com no mínimo 1 hora de antecedência.
– O que é Permitido e Proibido?
É preciso prestar atenção aos itens permitidos no Edital! A utilização de qualquer aparelho eletrônico na hora da prova implica eliminação direta! Conforme o edital, esses aparelhos devem ser acondicionados em embalagem específica disponibilizada pela FCC. Os itens alimentícios devem ser condicionados em embalagens transparentes e sem rótulo.
Principais Matérias e Assuntos para a Prova do Concurso MP PE
Direito Penal
– Do Crime e da Imputabilidade Penal – Recorrência – 66 vezes
– Das Penas – Recorrência – 29 vezes
– Da execução penal – Recorrência – 22 vezes
O estudo do Direito Penal exige o conhecimento associado da lei seca, doutrina e jurisprudência. Como dito outrora, é importante contar com materiais atualizados e direcionados ao propósito definido.
A parte introdutória do Direito Penal, suas escolas, princípios e teorias, requer doutrina abalizada. No entanto, esteja a par da jurisprudência mais recente quando o assunto for o crime e a imputabilidade penal.
Direito Processual Penal
– Das nulidades e dos recursos em geral – Recorrência – 30 vezes
– Da Prova – Recorrência – 25 vezes
– Da prisão, das medidas cautelares – Recorrência – 25 vezes
Assim como o Direito Penal, o Direito Processual Penal exige o conhecimento associado da lei seca, doutrina e jurisprudência; e, também, é importante contar com materiais atualizados e direcionados ao propósito definido.
Para o estudo “Da prisão, das medidas cautelares e da liberdade provisória”, o conhecimento da lei seca é fundamental.
Direito Civil
– Do Direito Patrimonial – Recorrência – 22 vezes
– Do Direito de Família: Casamento e União Estável – Recorrência – 21 vezes
– Das Pessoas – Recorrência – 19 vezes
Para a disciplina de Direito Civil, destacam-se o conhecimento legal e doutrinário. Todavia, é indispensável manter-se atualizado, sempre atento às decisões dos Tribunais Superiores que podem ser exigidas em seu certame. Para saber quais atualizações serão cobradas em sua prova, conheça a fundo o edital e, se necessário, o regulamento do concurso almejado.
Outrossim, questões relacionadas à “personalidade, capacidade e direitos correlatos” e à “curatela” exigem maior aprofundamento da legislação correlata associada à jurisprudência atualizada.
Direito Processual Civil
– Dos Processos nos Tribunais e dos Meios de Impugnação das Decisões Judiciais – Recorrência – 24 vezes
– Do Processo de Conhecimento e do Cumprimento de Sentença – Recorrência – 17 vezes
– Dos Recursos – Recorrência – 17 vezes
Já o Direito Processual Civil, exige o conhecimento legal, doutrinário e jurisprudencial. Atente-se à atualização e pertinência dos materiais que utiliza, busque adequá-los às suas necessidades.
Ademais, para o estudo dos temas “Do litisconsórcio”, “Dos procedimentos especiais (jurisdição contenciosa)” e “Do juiz e dos auxiliares da justiça”, especial atenção à memorização da letra da lei. Para questões relacionadas à “Teoria Geral do Direito Processual Civil”, por sua vez, recorra à doutrina para uma preparação completa.
Prepare-se com o CERS
Conheça a metodologia CERS de estudos, com direcionamento exclusivo para as Carreiras Jurídicas, com uma carga horária de mais de 1.250h.
O curso Carreira Jurídica Premium 2022, composto com o melhor corpo docente da área Jurídica no Brasil, sob a coordenação de Alexandre Salim – Promotor de Justiça e Arthur Trigueiros – Procurador do Estado, oferece, a partir de um estudo personalizado, o método mais completo de estudos. Carga horária completa e direcionada, benefícios, atributos, além de diversos bônus para intensificar seus estudos.
Leia também:Promotor de Justiça confira o panorama de concursos!