3 coisas que você (provavelmente) está errando na preparação para a OAB
Existem alguns aspectos (mitos) de uma preparação que, se evitados, podem otimizar os seus estudos. Confira o que não fazer na sua preparação a partir de relatos de quem já passou (e sofreu) na prova da Ordem:
Não ter controle emocional
Você pode até ser uma pessoa tranquila em outras áreas da vida, mas quando o assunto é Exame de Ordem, a história muda. Esse foi o caso Mayra Hellmeister Oliveira que deixou a ansiedade falar mais alto. “Eu estava angustiada, com medo, decepcionada, porque eu sabia do meu potencial, sabia da minha dedicação na faculdade, mas não estava sendo o suficiente para conseguir a aprovação no certame. E digo com propriedade não há nada pior do que a reprovação do Exame de Ordem”, afirma Mayra.
Atenção, examinando: não deixe que nada ou ninguém o faça acreditar que você não tem capacidade para ser aprovado no Exame de Ordem. Lembre-se sempre do quanto você se dedicou desde a faculdade até o dia da prova. Ter inteligência para controlar sua emoção e nervosismo é quase tão importante quanto o conhecimento teórico necessário para realizar a prova.
Menosprezar a resolução de questões
Se você pensar bem, os aprovados na prova da OAB são aqueles que conseguem ler, entender e interpretar melhor cada questão do Exame. Sendo assim, uma das técnicas mais eficazes de estudo é a resolução de questões: só através das questões você estará realmente testando seus conhecimentos, entendo suas fraquezas e realizando uma espécie de prova preliminar. Uma boa tática é resolver questões simulando às situações (tempo, material disponível, etc) que estará submetido na hora do Exame.
Não personalizar a sua preparação
Cada cabeça é um mundo, ou seja, o modelo de estudo que funciona para o seu colega de sala pode ou não ser o modelo mais adequado para você. É essencial entender isso, caso contrário, você pode seguir na estratégia errada por muito tempo e comprometer o seu estudo.
Um exemplo claro é o de Vanessa Afonso que se deixou levar pelo mito da véspera da prova. É muito comum ouvir que no dia anterior ao Exame, o candidato deve relaxar, fazer atividades leves que tirem a pressão da prova da véspera da prova.
“Tirava o sábado para fazer coisas que eu gosto como ir ao cinema, jantar fora… Coisas leves, pra ocupar a cabeça e me distrair, sem pensar no dia seguinte, o dia da prova. Nas 3 primeiras vezes foi isso que fiz. No entanto, me sentia culpada. Pensava que deveria estar em casa lendo mais um “artigozinho” de ética ou relendo os incisos do artigo 5º da CF. Ou seja, a técnica de me ocupar com qualquer coisa que não fosse a prova, na verdade, não funcionava. Bati na trave com 39, 38, 38 pontos, respectivamente. No último exame (o da tão sonhada aprovação) eu resolvi fazer diferente. Resolvi que ia estudar na véspera. Nada muito pesado, apenas uma revisão, pra não ficar com aquela sensação de que não passei por 1 ou 2 pontos porque não estudei no sábado”, afirma Vanessa que foi aprovada justamente na edição que estudou no sábado.
Leia também: Como a FGV elabora as questões da 1ª fase do Exame de Ordem?
Preparação completa para 1ª fase da OAB XXIII
Pensando nisso, o CERS lança um combo essencial para você obter um excelente desempenho na prova: Intensivão Vamos Juntos + Projeto 10 mais + Revisaço Online.
Raio X dos temas mais cobrados por disciplina: no início da primeira aula de cada disciplina cobrada no exame de ordem, nossos professores farão uma análise rigorosa e estatística dos temas mais cobrados nos exame de ordem realizados pela banca FGV, otimizando assim o tempo, além de direcionar e facilitar o estudo do aluno;
Plantão de dúvidas online: canal direto com o professor, que possibilita o esclarecimento de dúvidas por parte dos alunos via área do aluno no site CERS cursos online.
Dicas em áudio (Pod Cast): através do aplicativo CERS no bolso, os alunos poderão acessar, diariamente, dicas em áudio elaboradas pelos nossos professores especialistas em exame de ordem;
Realização de 4 simulados: serão realizados, sob a coordenação da AD Verum, três (3) simulados, exclusivos para os alunos matriculados;
Download de aulas: possibilidade de assistir às aulas direto no celular ou tablet pelo aplicativo CERS no Bolso.
Que tal revisar o conteúdo de todas as disciplinas abordando os dez temas mais cobrados nas últimas provas para o Exame de Ordem? Com o intuito de ajudar você a passar na prova da 1ª fase do XXIII Exame de Ordem, o CERS oferece o Projeto 10+ para OAB XXIII. Nesse curso, composto por todas as disciplinas para a 1ª fase, os professores analisarão, com base em estatísticas levantadas nas últimas provas, os 10 temas/conteúdos mais relevantes de cada disciplina e trarão informações teóricas essenciais sobre eles, deixando você totalmente preparado e atualizado para aquilo que realmente vai ser cobrado em sua prova.
As aulas deste curso serão transmitidas ao vivo e disponibilizadas, posteriormente, na área do curso do aluno.
Curso Descomplicando o Exame de Ordem (Prof. Maurício Gieseler): curso online com 04 (quatro) horas de duração, onde serão apresentadas as características das provas da 1ª fase.
Plantão de dúvidas online: canal direto com o professor, que possibilita o esclarecimento de dúvidas por parte dos alunos via área do aluno no site CERS cursos online.
Download de aulas: possibilidade de assistir às aulas direto no celular ou tablet pelo aplicativo CERS no Bolso.
Com esses três cursos, você vai garantir uma revisão completa para a prova objetiva da OAB XXIII.
Garanta seu Combo Intensivão Vamos Juntos + Projeto 10 mais + Revisaço Online clicando AQUI
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques