O novo concurso de TREs Unificado está entre os mais aguardados de 2023. Em entrevista concedida esta semana à Folha Dirigida, o TSE confirmou que discutiu, em reunião recente, os detalhes sobre a formação de comissão, aplicação das provas e previsões de cadastro de reserva e de provimentos dos aprovados.
Leia também: Concurso Cartório SC é retomado
Novo concurso de TREs Unificado
O novo concurso TRE’s unificado terá vagas para técnicos e analistas judiciários. Até agora, além do TSE, 15 TREs já confirmaram oficialmente o interesse em participar da seleção. São eles: Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Tocantins, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Sul, Maranhão e Paraná.
Concurso de TREs Unificado exigirá nível superior para técnico
Conforma já noticiamos aqui no blog, no final de 2022, foi sancionada a Lei 14.456/2022, que exige o ensino superior completo para ingresso no cargo de técnico judiciário. Sendo assim, temos essa novidade e o novo requisito de escolaridade já deve ser aplicado aos próximos concursos dos tribunais federais.
Constitucionalidade contestada
Como os tribunais da Justiça Eleitoral estão enquadrados no Poder Judiciário da União, o nível superior deve ser cobrado no concurso TRE unificado. A menos que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare a lei inconstitucional antes da publicação do edital.
Saiba como se preparar AQUI.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques