Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Você tem medo de falar ou de falhar em público?

Avatar de
Por:
Publicado em 20/03/2017, às 12:36

Miziara-oratória-falar-em-públicoCostumo dizer em minhas aulas que os alunos não têm medo de falar em público, mas medo de FALHAR em público. Existem muitas pesquisas na área de comunicação que colocam o medo de falar em público entre os 5 maiores medos da humanidade, competindo ali com o medo da morte, medo de insetos, entre outros.

O que quero mostrar nesse artigo é que o medo de falar em público não é um medo real e sim uma falta de capacitação para a pessoa se expressar bem para outras pessoas.

Sabemos que existem pessoas com glossofobia, que é o medo real de falar em público e, para auxiliar nesse caso, devem ter o acompanhamento de um psicólogo ou, até mesmo, um psiquiatra e não de comunicação, mas não podemos confundir o medo real com um medo ilusório.

A maioria das pessoas que tem medo de falar em público acha que a timidez é o maior problema. Reitero que falar em público é uma habilidade e, como tal, pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que queira, mas é necessário treino. Treinar não significa somente praticar ou ter experiência, mas sim praticar da maneira correta e com as melhores técnicas. Entendo e confirmo que o extrovertido tem mais facilidade, mas “não ter vergonha” está longe de significar sucesso na apresentação de suas ideias. O extrovertido, muitas vezes, passa do ponto, trazendo um discurso muito descontraído e mais próximo do que a plateia gostaria. O orador extrovertido acaba falando “apesar” da plateia, pois foca mais em si do que na mensagem que precisa entregar. A boa comunicação está no outro, na compreensão de quem recebe, em facilitar o entendimento de quem ouve o que você diz. Como diz a frase de Michel Eyquem de Montaigne, filósofo nascido em 1533, na França: “a palavra é metade de quem a pronuncia e metade de quem a escuta.”.

Com base no que foi dito anteriormente é dizer que tem medo de falar em público porque não nasceu com o “dom” para isso. Acredito em pessoas com mais facilidade e outras com mais dificuldade, mas colocar toda a responsabilidade no dom é muito. Acredito em pessoas com mais facilidade e outras com mais dificuldade, mas com determinação qualquer um pode se apresentar bem. Digo qualquer um por se tratar de uma habilidade e não de um talento que alguns tiveram o privilégio de nascer. Assim como os grandes oradores que conheço treinam e estudam muito, os atletas de alto rendimento, muitas vezes, não nasceram com o dom, mas treinaram horas e horas para alcançar o objetivo que desejavam. Se você não nasceu com o talento, mas deseja falar bem em público, só precisa conhecer as técnicas e aplicá-las corretamente dentro do seu estilo. Um exemplo bom seria uma pessoa que não tem uma boa “genética” e vai à academia junto com uma pessoa que tem a “genética” boa. Imaginando que as duas pessoas frequentem a academia durante o mesmo tempo e tenham séries parecidas, quem tem genética boa vai conseguir bons resultados em três meses e quem não tem vai ter que se dedicar durante seis meses para atingir o mesmo resultado. O treinamento e a dedicação farão a diferença. Assim como na academia, se você tem mais dificuldade vai ter que se dedicar mais, mas é possível se você quiser.

A ideia não é fazer um show em suas apresentações e sim comunicar aquilo que você deseja entregar à plateia. Em meus cursos costumo dizer que você não precisa perder o medo de falar em público e, sim, vencer o medo de falar em público. A única forma de conseguir resultados expressivos e vencer esse medo é entendendo como fazer e se capacitando. Falar em público será necessário durante toda a sua vida, não só durante a sua vida profissional, mas também na sua vida pessoal. Você querendo ou não, gostando ou não, terá que falar em público, então é melhor que saiba como fazer da melhor forma. Hoje, existem ferramentas que facilitam demais o aprendizado dessa habilidade. Você pode ficar a par de técnicas utilizadas pelos melhores palestrantes através de cursos online e vídeos na internet. O grande segredo da comunicação é entender quais técnicas são mais aderentes ao seu estilo de apresentar e se apresentar sempre que tiver uma oportunidade. Não acredite que não tem potencial para falar em público e enfrente esse desafio. A teoria é muito importante, mas você precisará ter essa experiência para conhecer como seu corpo se comporta nessa situação diferente pra você e como deve fazer para comunicar de maneira que o outro compreenda bem. Treinar não significa decorar a apresentação e sim fazer da forma como você se sente mais confortável.

Para finalizar, veja o estilo de comunicador que mais se parece com você. Temos estilos diferentes e cada técnica deve ser pensada no indivíduo. Não tente ser uma pessoa que você não é e busque aquilo que te deixa mais à vontade em uma apresentação. Se você é sério passe credibilidade, se você é extrovertido valha-se do bom humor. Entender seu estilo e adaptar a ele o que deve ser comunicado trará naturalidade e boa retenção do conteúdo. Existem comunicadores excelentes e que comunicam de formas muito diferentes. Encontre seu jeito de falar bem, conheça as técnicas de comunicação, treine bastante, enfrente o medo e comunique suas ideias para o mundo.

guilherme-miziara-oratória

 

 

 

 

 

 

Quer receber dicas e conteúdos gratuitos sobre comunicação? CLIQUE AQUI

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a