Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Sabia que Uma boa alimentação pode ajudar nos estudos para concurso público? Ser aprovado naquele edital que você sempre sonhou passa por várias etapas e sacrifícios também. O fato é que para alcançar o objetivo da aprovação é cada vez mais necessário ir além do “apenas estudar”. É de grande relevância manter um ritmo de estudos organizado sim, mas isso inclui o planejamento alimentar.
Leia também: Concurso DPE-RJ já tem regulamento
Boa alimentação pode ajudar nos estudos para concurso
Uma alimentação adequada pode trazer inúmeros benefícios, inclusive um melhor funcionamento gastrointestinal, qualidade do sono, controle da ansiedade, nas funções cognitivas, e, com toda a certeza, na disposição, o que pode ajudar bastante no rendimento dos estudos. Observamos aqui inúmeras vantagens e exemplos de uma boa nutrição, inclusive para melhorar sua preparação para concursos.
Melhorando a disposição nos estudos
Uma boa alimentação pode ajudar nos estudos para concurso sim e uma dica excelente é o consumo de alimentos termogênicos. Este tipo de comida, é rica em substâncias que aumentam a temperatura corporal e estimulam o sistema cardiovascular, respiratório e nervoso central. Mas, é bopm consumir com moderação. “Acelerar o metabolismo vai deixar o concurseiro com mais disposição para estudar, porém é bom ter cuidado para não cometer excessos em alimentos como café, gengibre, chocolate, entre outros”, alerta a nutricionista Cinthia Galvão.
Combatendo a ansiedade
Uma boa alimentação pode ajudar nos estudos para concurso também para aumentar a sensação de saciedade e ainda acalmar um pouco a ansiedade. Para beste objetivo vale a pena consumir as comidas oleaginosas. Estamos falando de amêndoas, nozes, castanha do Brasil, castanha de caju, pistache, avelãs e amendoins. Eles são excelentes fontes de Vitamina E, que ajuda a evitar falhas ou comprometimentos na função cognitiva. “Aqui vale ressaltar que o concurseiro de dar preferência para preparações sem adição de sal e açúcar”, orienta Cinthia Galvão.
Boa alimentação pode ajudar nos estudos e no raciocínio
Neste ponto a sugestão é fazer uso de peixes, semente de linhaça ou chia, que são fontes de ômega 3, um nutriente essencial para o bom funcionamento do cérebro. O ômega 3 é o componente das células nervosas e da bainha de mielina que ajudam na rapidez de transmitir informações de uma célula para outra. O que ajuda bastante na rapidez do raciocínio.
Hidratação é fundamental!
A água ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes.
O que comer em dia de prova?
Essa escolha precisa ser muito bem planejada. “O ideal e se alimentar de forma leve ainda em casa. Dê preferência a frutas, sucos ou raízes como batata doce e inhame. Para a prova, vale levar uma ou duas barras de cereal, além de água”, finaliza a nutricionista. Portanto, fica bem claro que uma boa alimentação pode ajudar nos estudos para concurso.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques