Atenção, concurseiros! Após a aprovação do Projeto de Lei pelo Senado Federal, a criação do Tribunal Regional Federal Da 6ª Região (TRF-6) foi sancionada pelo Presidente da República. Na cerimônia de assinatura estavam presentes os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
O TRF-6 surgirá de uma “divisão” do TRF-1, atendendo à região de Minas Gerais, e terá sede em Belo Horizonte.
De acordo com o Projeto, o novo TRF terá 18 juízes, cujos cargos surgem da transformação de 20 cargos vagos do TRF-1. Além disso, o órgão também terá 200 cargos em comissão.
Para os cargos de provimento efetivo, podem ser nomeados candidatos aprovados em concursos realizados pelo TRF-1 ou, ainda, por órgãos do Poder Judiciário da União, conforme o art. 10, da Lei n. 14.226/21, que criou o novo Tribunal.
Confira a íntegra da Lei.
Criação do TRF-6 é necessária, mostram os dados
A ideia da criação de um novo TRF foi de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e recebeu parecer favorável. De acordo com o Senador Relator do Projeto, Antonio Anastasia (PSD/MG):
A criação da sede em Belo Horizonte significará não apenas uma tramitação mais célere de processos, que chegam a durar mais de uma década, mas o acesso das pessoas à Justiça.
De acordo com dados do Observatório da Estratégia da Justiça Federal, coletados em 2017, e citados pelo Relator, Minas Gerais concentra 30,19% dos casos do TRF-1, que atualmente atua em 80% do território nacional.
Atualmente, o TRF-1 abrange Minas Gerais, o Distrito Federal e outros 12 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Próximas Etapas
Agora que foi sancionado pelo Presidente da República, a implantação do órgão está prevista para o ano de 2022.
Quer se preparar para o Concurso TRF-6?
Apesar de a criação do TRF-6 não prever a realização de um concurso, é esperado que em breve seja aberto um certame para preenchimento das vagas que surgirem. Portanto, saia na frente dos seus concorrentes com nossos cursos completos.
Nossos cursos completos são a ferramenta perfeita para você que deseja ter uma preparação extensiva para as carreiras do TRF-6, aqui iremos cobrir todos os temas dos últimos editais para Juiz Federal e Analista Judiciário de Tribunais Federais, através de uma análise pormenorizada da recorrência, que resulta em um estudo totalmente direcionado.
Além disso, as aulas são ministradas por professores membros da carreira, que sabem como aqueles conteúdos são cobrados na prova e podem te ajudar a alcançar mais rápido o seu sonho da aprovação!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaquesDICAS
Atenção, concurseiros! Foi aprovado na Câmara dos Deputados, no dia 26 de agosto, o projeto de lei que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região – TRF6. O projeto segue agora para o Senado Federal.Atualmente, o TRF1ª Região abrange 13 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Minas Gerais e Tocantins). Além disso, O Brasil possui 5 Tribunais Federais.Ademais, assim que for criado a Estrutura do novo Tribunal, ele contará com 18 desembargadores, vale ressaltar que o Projeto de Lei é de autoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ).O texto informa que a instalação do Tribunal se dará após a atual situação de calamidade pública causada pelo Novo Coronavírus.Orçamento para o TRF6Por fim, o TRF6ª Região ficará inicialmente com a média da porcentagem do orçamento destinado à seção judiciária de Minas Gerais.