Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

TRF4: tribunal federal mais eficiente do país abre concurso para juiz

Avatar de
Por:
Publicado em 03/02/2016, às 13:39

trf4-concurso-juiz-cersO Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) já divulgou o edital do concurso 2016. Com sede em Porto Alegre e jurisdição sobre os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o órgão oferece 22 vagas para o cargo de juiz federal substituto.

O prazo de inscrições tem início a partir das 13h do dia 15 de fevereiro e segue até 14h do dia 15 de março, pelo site http://www.trf4.jus.br/concursojfs. Os interessados devem possuir bacharelado em Direito e pelo menos três anos de atividade jurídica. A prova objetiva está marcada para 1º de maio de 2016.

Saiba mais:

Confira o edital do TRF4 aqui

TRF4: como está sua preparação?

Curso intensivo de revisão teórica e resolução de questões para TRF4

 

Justiça em Números

Os desembargadores mais produtivos e, consequentemente, o tribunal federal menos congestionado do país, mesmo com alta demanda. Além disso, três entre quatro casos novos chegam por meio eletrônico para julgamento. Com estes dados, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) foi anunciado, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como o tribunal federal mais eficiente do país. 

As informações referentes a 2014 foram reveladas como resultado da pesquisa Justiça em Números, que completou 10 anos em 2015.

Produtividade e menor taxa de congestionamento

Os 27 desembargadores federais do TRF4 obtiveram o melhor índice de produtividade por magistrado (IPM): durante o ano passado, cada um deles baixou 4.809 processos na segunda instância, ou seja, julgaram recursos e encaminharam para análise da primeira instância.

Esse resultado garantiu também outro destaque para o TRF4: o tribunal federal do país com a menor taxa de congestionamento, com um índice de 42%, seguido pelo TRF5, que contabilizou 52%. Esse percentual é calculado pelo número de processos novos em relação aos julgados e aos que estão tramitando e mede a agilidade do tribunal, a capacidade da instituição de dar conta dos processos que entram e dos processos em andamento.

TRF4 com 100% de eficiência

O tribunal, como segundo grau da Justiça Federal da 4ª Região, obteve o índice de 100% em eficiência, juntamente com o TRF1. O número é resultado do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), um indicador criado pelo CNJ que resume os dados recebidos pelo Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ) em uma única medida, de modo a refletir a produtividade ou eficiência relativa dos tribunais. 

 4ª Região eletrônica

Com a implantação do eproc, o processo eletrônico utilizado há cinco anos em todos os graus e matérias de jurisdição, a Justiça Federal da 4ª Região foi considerada a mais virtual, com um índice de 96%. Em segundo lugar ficou o TRF2, com 91%. No primeiro grau, 100% dos casos novos ingressam de forma eletrônica no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Já no tribunal, o índice é de 74%: três entre quatro novas ações entram eletronicamente. 

O TRF da 4ª Região tem sede em Porto Alegre e jurisdição sobre os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com informações do TRF4

 

Você pode se interessar por:

CURSO PARA JUIZ SUBSTITUTO FEDERAL DO TRF 4ª REGIÃO – REVISÃO TEÓRICA COM RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a