Por que realizar os simulados da OAB 2ª fase? - Portal de notícias CERS

Por que realizar os simulados da OAB 2ª fase?

Prepare-se com antecedência e avalie seu desempenho!

Manoela Moreira
Por:
Atualizado em 03/04/2019 - 09:00
Fique por dentro dos Simulados OAB!

O simulado é uma ferramenta poderosa de avaliação dos seus estudos. Quando aplicada de maneira sistematizada, permite identificar a sua evolução ao longo da preparação e visualizar onde estão as fraquezas, como quais disciplinas você tem maior dificuldade ou conteúdo que precisa revisar mais.

Assim, você poderá ajustar o seu cronograma de estudos de acordo com as suas necessidades de aprendizagem e aumentar de forma significativa a chance de conquistar a tão sonhada carteirinha vermelha.

Lembre-se: O simulado recria as condições da prova.

Muitos candidatos, mesmo sabendo a resposta, perdem preciosos pontos na prova porque não treinaram esses três aspectos.

COMO SE DAR BEM NA OAB

1. Identificação de deficiências na aprendizagem

Certamente você não saberá todas as respostas do simulado, e essa percepção é útil para identificar em quais temas/conteúdos você tem maior deficiência de conhecimento. O erro também faz parte do processo de aprendizagem. Só assim você poderá sanar as dúvidas antes da prova chegar e garantir alguns pontos a mais.

2. Gestão do tempo

O simulado permite que você avalie o gerenciamento do seu tempo na resolução da prova. É preciso ter a convicção de que 5 horas serão suficientes não só para responder todas as perguntas como também para preencher a folha de resposta. Acredite, o tempo passa muito rápido durante a prova. E com a prática do simulado, você não será surpreendido pelo relógio. Tempo é segurança!

3. Gerenciamento do aspecto emocional

O aspecto emocional do candidato é decisivo na aprovação. Afinal, têm muito em jogo e você quer conquistar a tão sonhada carteirinha vermelha! São muitos os depoimentos retratando a descrença na vitória em função de sucessivos fracassos, muitos deles relacionados ao nervosismo. A segurança ao fazer a prova é resultado da certeza de que se está bem preparado. Trabalhar o simulado certamente vai contribuir para deixá-lo mais confiante e conquistar o equilíbrio emocional.

Esses três elementos precisam ser reavaliados nos simulados. Desta forma, você pode identificar lacunas de conhecimento e perceber a evolução nos estudos, além de registrar os dados e posteriormente comparar os resultados.

Mas para que tudo isso seja válido, é importante ficar atento às instruções quando for aplicar os nossos testes.

DICAS VALIOSAS!

Nós já aprendemos que além de avaliar conhecimentos, o simulado serve também para treinar o emocional e a gestão do tempo. Por isso, fique atento às instruções:

Isolamento

No dia da prova, você estará sozinho. Por isso, encontre o local adequado para se isolar e nada de companhia, consulta a materiais de apoio ou interrupções.

Concentração

Prepare-se para exercitar o foco. Este é o momento para você testar a gestão do tempo e do emocional. Reserve um turno inteiro do dia para se concentrar no simulado.

Disciplina

Quando aplicado à risca, o simulado se torna uma ferramenta estratégica. Com a análise do desempenho, você poderá aperfeiçoar os estudos.

Por isso, se você está estudando para o Exame de Ordem e procura simulados OAB para testar os seus conhecimentos, parabéns! Você está no caminho certo!

COMENTÁRIOS