Atenção servidores federais. Ainda em fevereiro, o governo federal deve finalizar estudos para viabilizar reajuste salarial dos servidores federais até abril de 2023. Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o aumento pode chegar a até 9%, dependendo do reajuste no auxílio-alimentação.
Leia também: Inscrições suspensas no concurso DPC AL
Fala aos Servidores federais
“Os servidores merecem algum reajuste, mas dificilmente será para compensar toda essa perda”, comentou a ministra em entrevista à Folha de São Paulo, acrescentando que o valor sairá do orçamento definido para 2023, que é de R$ 11,2 bilhões.
Novas autorizações
Ainda na entrevista, a ministra Esther Dweck falou sobre contratações de novos Servidores federais. Ela indicou que novas contratações podem ser realizadas ainda este ano. Os postos seriam criados em áreas consideradas críticas, sinalizando a possibilidade de autorização de novos concursos públicos.
Déficit de Servidores federais
“Desde que eu estava aqui [no governo Dilma Rousseff], eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha podiam se aposentar. [Como] IBGE e Banco Central, mas tem outras também”, disse.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques