Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Senado aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de droga

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Publicado em 17/04/2024, às 17:17 Atualizado em 17/04/2024 às 17:18

Neta terça-feira (16), o Senado aprovou a proposta de emenda à constituição que criminaliza o porte e a posse de qualquer quantidade de droga.

A proposta que ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, recebeu 9 votos contrários e 53 votos favoráveis, no primeiro turno. Já no segundo turno, 52 votos favoráveis e 9 contrários. O PT foi o único partido a orientar voto contrário, enquanto o MDB liberou os senadores da bancada para votar como quisessem e os partidos restantes orientaram voto favorável à proposta.

Após o texto ser aprovado no Senado, a criminalização da posse e do porte de drogas irá constar no artigo 5º da Constituição. Para além da criminalização, a proposta também traz consigo que deverá ser inserida na constituição a diferenciação entre traficante e usuário. Sendo assim, o usuário terá penas contrárias a prisão.

Ao entendimento dos especialistas, a proposta nada inova, além de repetir conteúdo já estipulado na lei de drogas, que está em vigor desde 2006. Entretanto, agora a proposta visa inserir a criminalização na Constituição, o que dificultaria uma possível mudança da regra no futuro.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a