Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Questão comentada de Direito Constitucional

Avatar de
Por:
Publicado em 21/12/2015, às 12:19

TRT-14-acre-rondônia-cer-cursos-online-concursoAs inscrições para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, com jurisdição no Acre e Rondônia, já encerraram. O certame oferece seis vagas para técnico e analista. Se você vai fazer a prova no dia 28 de fevereiro de 2016, intensifique a sua preparação com o curso intensivo de questões.

Teste seus conhecimentos sobre Direito Constitucional com a questão comentada abaixo:

Nos termos da Constituição Federal, os tratados e convenções internacionais:

(A) terão hierarquia infraconstitucional supralegal se versarem sobre direitos humanos ou não, e forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois terços dos votos dos respectivos membros.

(B) serão equivalentes às emendas constitucionais se versarem sobre direitos humanos e forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.

(C) terão hierarquia infraconstitucional supralegal se versarem sobre direitos humanos e forem aprovados, pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta, por três quintos dos votos dos respectivos membros.

(D) terão hierarquia infraconstitucional ordinária se versarem sobre direitos humanos e forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois terços dos votos dos respectivos membros.

(E) serão equivalentes às emendas constitucionais se versarem sobre direitos humanos ou não, e forem aprovados, pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta, pela maioria absoluta dos seus membros.

 

Gabarito Comentado
Os tratados e convenções internacionais passaram a ter maior expressão em concursos públicos com o advento da emenda constitucional nº 45/2004. Entre os vários pontos importantes da citada Emenda vale a pena tratar do §3º, do art. 5º da CF/88, que assim diz:
“§ 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.”
Observa-se que não basta tratar sobre direitos humanos, mas faz-se necessário atender também à formalidade apontada, ou seja, aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.
Sendo assim, ante a previsão expressa apontada, temos como resposta a letra “B”.

 

Você pode se interessar por:

CURSO INTENSIVO DE QUESTÕES PARA O TRT/ACRE E RONDÔNIA (14ª REGIÃO)

 

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a