Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Desde janeiro de 2023, a Polícia Federal (PF) tem um novo diretor-geral. Estamos falando de Andrei Rodrigues, que substituiu Márcio Nunes de Oliveira. Rodrigues assumiu o cargo prometendo ampliar mudanças na PF e desde então iniciou uma reformulação estrutural no órgão. Um de suas bandeiras foi o aumento da participação feminina em cargos de destaque na instituição.
Leia também: Saiba tudo sobre o novo concurso INSS
Polícia Federal aumenta participação feminina em cargos de liderança
Assim que tomou posse como novo diretor-geral da PF, Rodrigues nomeou 18 mulheres como superintendentes regionais. Determinou também que nove unidades descentralizadas fossem lideradas por mulheres, responsáveis pelo planejamento, direção, coordenação, controle e execução das atividades institucionais e operacionais nos estados.
“A participação feminina nos cargos estratégicos é fruto da credibilidade e competência dos trabalhos realizados por estas profissionais ao longo dos anos”, declarou Rodrigues ao garantir que as nomeadas terão autonomia para exercer suas funções.
Andrei Rodrigues
Reformulação estrutural
Sob nova direção, a Polícia Federal passa atualmente por uma reformulação em sua estrutura, com a criação de novas diretorias, como afirmou Andrei Rodrigues em nota enviada ao Anuário da Justiça 2023, publicado no mês de maio último.
“A repressão aos crimes ambientais foi fortalecida com a criação da Diretoria de Amazônia e Meio Ambiente, e o combate aos crimes cometidos em ambientes virtuais ou com ferramentas de alta tecnologia agora conta com a Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos. Outra nova diretoria é a de Cooperação Internacional para aprimorar o combate a crimes transnacionais. Para atender às necessidades específicas das áreas de migração, controle de segurança privada, de produtos químicos, foi criada a Diretoria de Polícia Administrativa”, elenca.
Andrei Rodrigues
Próximos concursos
Quem fizer os próximos concursos da Polícia Federal vai contar com um novo e importante equipamento, criado justamente neste período de reformulação. Rodrigues promoveu a criação da Diretoria de Ensino para reformular a lógica de formação de novos policiais.
“Mais do que apostar a todo tempo na atualização e qualificação de seus quadros, a formação passará por adequações para atender ao que a sociedade de hoje exige.”
Andrei Rodrigues
O importante trabalho da PF
Hoje, a PF tem sob sua responsabilidade a condução de grandes investigações sobre casos como os atos antidemocráticos do 8 de Janeiro; o combate à mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami; e o assassinato da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL).
Os números da PF.
Falando um pouco de estatísticas, de 2021 para 2022, o número de operações da Polícia Federal no Brasil teve um crescimento de 15%, especialmente no combate a crimes de ódio e pornografia infantil (aumento de 49%), contra o meio ambiente (34,5%) e financeiros (22%). Mas os dados da PF mostram que os maiores esforços ainda se concentram na sonegação fiscal, com mais de 4.300 operações durante o ano, e na guerra contra as drogas – foram mais de 3 mil ações.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques