Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Pernambuco deve fornecer medicamentos a paciente com câncer de medula

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Publicado em 25/01/2024, às 11:35 Atualizado em 25/01/2024 às 11:36

Olá, concurseiros! Em decisão, o Estado de Pernambuco deverá fornecer medicamentos gratuitos a paciente com câncer de medula. Segundo o entendimento do juiz de direito José Adelmo Barbosa da Costa Pereira, da 2ª vara da Fazenda Pública de Caruaru/PE, a situação demanda urgência, pois expõe o paciente a lesão irreparável ou de difícil reparação.

Entenda o caso

No caso em questão, a paciente que sofre com mieloma múltiplo e para o seu tratamento, necessita das seguintes medicações: bortezomibe, lenalidomida e dexametasona. A mesma que não possuía condições financeiras para custear os gastos com os remédios, ajuizou ação para pedir ao Estado de Pernambuco, por meio do SUS, fornecesse os medicamentos necessários.

Após o ajuizamento, o magistrado deferiu o pedido. Em suas considerações, o mesmo observou e concluiu que os exames, prescrições, laudos médicos e parecer do NATJUS – Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário foram suficientes para demonstrar a urgência no fornecimento dos medicamentos.

Baseando-se no princípio da preservação da vida, dignidade e saúde da paciente, concedeu a tutela antecipada para que o Estado, em até 10 dias, forneça os remédios, por um prazo de três meses consecutivos.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Jornalista

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a