Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Participação de pessoas com tatuagens em Concurso público poderá ter restrições

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 19/04/2023, às 15:55 Atualizado em 20/04/2023 às 08:41

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Participação de pessoas com tatuagens em Concurso público poderá ter restrições, segundo Projeto de Lei apresentado esta semana na Câmara dos Deputados. Trata-se do PL 1962/2023, de autoria do deputado Capitão Alden (PL BA), que visa proibir a participação, em concurso público, de pessoas que apresentem tatuagens que façam alusão a ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, bem como faça referência a crime ou viole valores constitucionais, como preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade ou qualquer outra forma de discriminação.

Leia também: Concurso Unificado TSE poderá ter dois editais

Participação de pessoas com tatuagens em Concurso público poderá ter restrições

PL que restringe pessoas com tatuagens em Concurso público

A proposta foi entregue nesta terça-feira, 18 de abril e aguarda despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas) para que possa tramitar nas diversas comissões temáticas da casa. Passando pelas comissões, o PL seguirá para ser debatido e votado no plenário da Câmara.

Redação da Lei caso seja aprovada

O PL que restringe pessoas com tatuagens em Concurso público, se for aprovado, terá a seguinte redação:

Estabelece restrições ao uso de tatuagem por candidato a concurso público.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o impedimento de participar de concurso público o candidato que apresente tatuagem que faça alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, ou que faça referência a crime ou viole valores constitucionais, como o preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Art. 2º Para fins desta Lei, considera-se tatuagem toda e qualquer marca permanente ou semipermanente no corpo humano, realizada por meio de técnicas de perfuração da pele e inserção de pigmentos.

Art. 3º A verificação da existência de tatuagem que viole os dispositivos desta Lei será realizada pela banca examinadora do concurso público, na fase de avaliação médica e psicológica.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação

Justificativa da proposta:

A proposta de lei PL que restringe pessoas com tatuagens em Concurso público tem como objetivo garantir a segurança e a  integridade das instituições democráticas e dos valores constitucionais por meio da restrição ao uso de tatuagens por candidatos a cargos públicos. A medida segue o entendimento do Supremo Tribunal Federal, que reconhece a possibilidade de restrição a pessoas com tatuagem em casos excepcionais, quando a tatuagem viole valores constitucionais ou prejudique a disciplina e a boa ordem no exercício do cargo público.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a