Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Outubro rosa: o CERS apoia essa causa!

Avatar de
Por:
Publicado em 10/10/2016, às 18:12

Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama e o Outubro Rosa, um movimento que tem como objetivo principal alertar homens e, principalmente, mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Saiba mais sobre o câncer de mama, diagnóstico precoce e o tratamento:

O que é?

O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.

Quando é diagnosticado e tratado ainda na sua fase inicial (quando o nódulo é menor que 1 centímetro) as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. 

Diagnóstico Precoce

Sendo o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma de prevenção é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.

A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.

Fica a dica: aplicativo Clue

O aplicativo é uma ferramenta simples e eficaz de te manter informada sobre o que está acontecendo com o corpo e a saúde durante todo o ciclo menstrual. Além disso, o app permite ativar alarmes diários para a pílula, outro para o melhor dia para fazer o auto-exame de mama, o alarme da TPM, além de um mapa de quando o ciclo menstrual se aproxima. 

Outubro rosa: o CERS apoia essa causa!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a