O Direito Tributário é o conjunto das leis reguladoras da arrecadação dos tributos (taxas, impostos e contribuição), bem como de sua fiscalização. O Brasil é conhecido pela sua elevada carga tributária e baixo retorno desses investimentos.
São mais de 90 tributos em vigor no país. Bebidas alcoólicas, perfume e videogame estão entre os campeões de impostos, que podem representar até mais de 80% do preço de um produto. Os dias trabalhados por ano só para pagar impostos no Brasil são de 151 dias, contra 98 nos Estados Unidos.
A tributação brasileira sobre consumo pesa mais do que a sobre renda e patrimônio. Para tributaristas, esse modelo é injusto, pois recai de modo igual sobre ricos e pobres.
“O Imposto de Renda é um imposto guiado pela capacidade contributiva, ao passo que tributação pelo consumo, todos pagam igual. A tributação da renda em bases mais progressivas é muito necessária e está prevista pela Constituição. Por outro lado, também é fundamental repensar a carga tributária sobre o consumo e simplificar os tributos. Hoje, o processo é pouco transparente e poucas pessoas entendem o que o governo está cobrando delas”.
A avaliação publicada em entrevista na Carta Capital é de Nara Cristina Takeda Taga, coordenadora de Direito Tributário Aplicado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para quem o aumento de impostos alcançou um limite no Brasil. Para ela, o governo deveria pensar em realizar uma profunda reforma tributária. "O pensamento é simples: podemos aumentar a arrecadação até determinado ponto. Se passarmos desse limite, a arrecadação começa a cair porque os contribuintes não conseguem dar conta da tributação e a atividade econômica despenca. Esse limite já foi superado", alerta a pesquisadora na entrevista.
Especialização
Se o seu objetivo é ampliar as fronteiras do conhecimento, buscando novos desafios na área do Direito Tributário, conheça um pouco mais a Pós-graduação Lato Sensu da Estácio, em parceria tecnológica com o CERS. A disciplina se apresenta em constante alteração, requerendo do estudioso a adaptação a essa mobilidade contínua. A especialização em Direito Tributário promove o aprofundamento teórico, técnico, prático e didático na área tributária.
Através da orientação de um corpo docente de excelência, os profissionais irão obter uma visão crítica e unitária da Ciência do Direito, redimensionando o Direito Tributário, de modo que se possa relacioná-lo com o direito privado, com o direito processual e com disciplinas complementares – Contabilidade Tributária e Direito Internacional;
Além das videoaulas, serão disponibilizados aos alunos, ao longo do curso, materiais de leitura, exercícios de fixação do conteúdo, fóruns e atendimento individualizado com os tutores. Qualidade, flexibilidade e mobilidade que só o ensino a distância pode proporcionar. Confira a apresentação do coordenador do curso em Direito Tributário, Eduardo Sabbag:
Faça pós-graduação Estácio em parceria com o CERS. Aproveite descontos especiais até 02 de fevereiro. As aulas começam em março. Seja inovador. No seu tempo, do seu jeito.
Saiba mais:
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques