Os 4 passos para tirar a nota MÁXIMA na Redação! - Notícias CERS

Os 4 passos para tirar a nota MÁXIMA na Redação!

Por:
Atualizado em 21/01/2022 - 08:00
tce-to comissão formada
tce-to comissão formada

Muitos candidatos têm medo da redação em concursos públicos. Se você está entre eles, confira essas dicas que te ajudarão a tirar nota máxima e garantir sua aprovação!

Como funciona a Prova Discursiva nos concursos?

Antes de começarmos com as dicas, vamos falar um pouco sobre a etapa da prova discursiva. Dependendo do concurso que estamos falando, a prova discursiva pode ser uma redação, uma peça prática e/ou questões discursivas.

Geralmente, nos concursos de Carreiras Jurídicas e Cartório, teremos sempre uma peça prática (ou mesmo sentenças, no caso de magistratura), com questões discursivas. Já nos concursos para Carreiras Policiais, Tribunais e Fiscal, o mais comum é vermos redações de textos dissertativos-argumentativos.

– Quais os assuntos cobrados?

De acordo com a maioria dos editais, sempre que estivermos falando de uma redação, o mais comum é que sejam abordados temas de atualidades, inseridos no contexto do cargo em questão. Por exemplo, na Polícia Federal, o tema da redação no último concurso foi “A Atuação da Polícia Federal e a Garantia dos Direitos e das Garantias Fundamentais”.

No entanto, algumas provas, geralmente da área Fiscal, costumam cobrar temas relacionados ao conteúdo programático de conhecimentos específicos. Como ocorreu, por exemplo, na prova de SEFAZ AL, na qual foi cobrado um estudo de caso.

Passos para a Nota Máxima

1. Pratique bastante…

O grande segredo da preparação em concursos com redação é a prática. Você deve praticar não só a sua habilidade escrita, mas também o seu tempo, porque geralmente a redação é aplicada junto à prova objetiva. Assim, é importante ter um domínio de quanto tempo você terá à sua disposição. Por isso, sempre faça redações em seus simulados.

Praticar também é importante porque te permite treinar sua escrita sobre os mais diversos temas, mesmo que esses não sejam cobrados em prova.

2. … Mas não esqueça do estudo teórico

Além de praticar bastante, é importante que você também estude sobre os assuntos. Claro que você não deve esperar acertar o tema que será cobrado na sua redação, mas quanto mais conhecimento você adquirir, maiores as chances de você conseguir mais argumentos para o seu texto.

E claro que essa dica é especialmente importante para peças e questões discursivas, nas quais o seu conhecimento será realmente testado.

3. Estude bastante o português…

E claro que o grande protagonista do seu estudo para a redação será o português. Procure entender ao máximo as regras que você tem mais dificuldade e veja a evolução vir naturalmente.

Estudando a língua portuguesa, você também verá seu vocabulário crescer e se tornar mais rico, possibilitando que você evite aquela repetição constante de palavras, que costuma atrapalhar bastante nas provas.

4. … Mas nem tudo é só português

Como já dissemos, você também terá que estudar possíveis temas para a sua prova. Isso não quer dizer que você deve prever qual será o tema da sua redação, mas serve justamente para você conseguir o máximo de bagagem possível para qualquer tema que seja cobrado.

Estudar a Constituição Federal, por exemplo, é um bom começo, especialmente seu art. 5º. Isso porque, é nele que está prevista a maioria dos direitos e garantias fundamentais, já sendo uma boa base para seu argumento caso o tema seja o descumprimento de algum deles, ou caso sua tese seja a do papel do Estado em assegurar algum desses direitos.

Dicas Extras para a sua Redação

– Use um vocabulário que você está acostumado

O uso de palavras mais complexas, embora possa conquistar o corretor, também pode sair pela culatra. Isso porque, você pode acabar cometendo erros de português que te farão perder pontos.

Lembre-se, usar uma palavra mais simples não te faz mal, mas errar uma palavra mais complexa, sim!

Você pode tentar praticar um vocabulário mais robusto nos seus simulados e assim ficar mais acostumado a esses termos, mas não tente inovar na hora da prova.

– Seja objetivo

As redações costumam ter limite de 30 linhas. Esse limite costuma ser muito baixo, especialmente quando se tem muito o que se escrever. Portanto, busque ser objetivo e claro nos seus argumentos, economizando espaço. Lembre-se, em um texto de 4 parágrafos, uma linha economizada em cada um já significa 4 linhas a mais para desenvolver um novo argumento ou um raciocínio mais completo.

– Use o rascunho a seu favor

Existem diversas estratégias possíveis para o seu rascunho. A mais comum, obviamente, é a de preparar todo o seu texto nele e, em seguida, transcrevê-lo para a folha definitiva. No entanto, algumas pessoas preferem usá-lo para traçar sua estratégia de escrita, como escrever apenas os pontos que serão abordados, por exemplo, e escrevendo a redação diretamente na folha de resposta. Essa estratégia economiza tempo, mas é ousada no sentido de que você estará construindo a sua resposta diretamente na folha definitiva, e qualquer erro terá que ser rasurado.

Qualquer que seja a estratégia que você adote, utilize-a no dia da prova!

– Revise seu texto

Reserve um tempo da sua prova também para revisar seu texto. Isso é importante para que você observe se não cometeu nenhum erro de português ou se não existe nenhuma modificação ou adição que possa ser feita em seu texto para melhorá-lo.

O ideal ainda é que seja dado um tempo entre o momento que você escreveu o seu texto e a última revisão antes de transcrevê-lo para a folha definitiva. Assim, você terá “esquecido” mais dele, e sua análise não será tão viciada quanto se tivesse acabado de fazê-lo.

Gostou das nossas dicas? Então confira nossos Cursos Completos e se prepare para todas as fases do seu Concurso!

Nossas dicas com certeza te deixarão muito mais próximos da sua aprovação. Mas você também precisa de um material de qualidade para a sua preparação na prova objetiva e nas demais fases do seu concurso. Por isso, o CERS oferece os cursos mais completos do mercado! Quer saber mais? Então clica no banner abaixo!

Cursos Completos 2022 - Prepare-se com qualidade para a prova objetiva e a redação do seu concurso

Tags relacionadas: