Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

O que é o Exame de Ordem?

Avatar de Luana Cruz
Por:
Publicado em 28/12/2018, às 17:44 Atualizado em 26/03/2019 às 09:55

O que é o Exame de Ordem?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é a instituição que representa a classe dos advogados em território nacional. Dessa forma, a Ordem é responsável conceder o Título de Advogado. Isso acontece por meio da carteira profissional de advocacia.

Para se tornar um advogado credenciado, o Bacharel em Direito deve preencher uma série de atributos, como a aprovação no Exame de Ordem. Promulgado pela Lei nº 8.906/94, o Estatuto da OAB estabelece o Exame como um dos requisitos necessários para que ele mantenha a sua inscrição regularizada na entidade e exerça a profissão.
O objetivo do Exame de Ordem é comprovar a capacidade do bacharel na profissão. Ele é divido em duas fases, ambas de caráter eliminatório, e o previsto segundo o cronograma é que aconteçam em média três (3) edições por ano.

Para quem pretende fazer a prova da OAB, uma dica importante é conhecer bem como funciona a estrutura das provas. Isso vai garantir mais segurança e também ajudará durante a preparação para o exame.

Como funciona a 1ª fase    


Aqui vai um resumão do que você precisa saber sobre a 1ª fase da OAB:

– A prova possui 80 questões;
– Toda as questões são de múltipla escolha;
– Ao todo, 17 disciplinas são cobradas nesta fase;
– Os conteúdos podem ser abordados de maneira interdisciplinar na prova;
– Você terá cinco (5) horas para realizar o Exame;
– Seu aproveitamento precisa ser igual ou superior a 50% para a aprovação.

Na 1ª fase do Exame de Ordem, o Bacharel em Direito fará a prova objetiva com 80 questões, todas de múltipla escolha. Para não ser pego de surpresa pelos conteúdos abordados de forma interdisciplinar, a sua preparação precisa ser completa. Apenas estudando com regularidade você conseguirá ser aprovado!

Vale lembrar que a prova para a 1ª fase da OAB tem duração de cinco (5) horas. As disciplinas cobradas são Ética; Filosofia; Direito Constitucional; Direitos Humanos; Direito Internacional; Direito Tributário; Direito Administrativo; Direito Ambiental; Direito Civil; Estatuto da Criança e do Adolescente; Direito do Consumidor; Direito Empresarial; Processo Civil; Direito Penal; Processo Penal; Direito do Trabalho, e Processo do Trabalho.

Para ser aprovado na 1ª fase do Exame de Ordem, o candidato precisa acertar no mínimo 50% das questões. Ou seja, acertar 40 questões.

Como funciona a 2ª fase

 

Aqui vai um resumão do que você precisa saber sobre a 2ª fase da OAB:

– A prova é prático-profissional;
– Tem valor de 10 pontos;
– Dividida em duas partes. A primeira é a redação de uma peça, a segunda são questões práticas;
– Você pode consultar a legislação referente a sua área de opção;
– É preciso ter nota mínima de 6 pontos para a aprovação.

Na 2ª fase do Exame de Ordem, o Bacharel em Direito vai realizar a prova prático-profissional, que tem valor de 10 pontos. Nesta etapa, a prova é dividida em duas partes. A primeira consiste na redação de uma peça, como um parecer ou uma petição, e vale cinco (5) pontos. A segunda é referente às questões práticas. Ao todo, são 4 perguntas sob a forma de situações-problemas. As duas etapas tem como base a área de opção escolhida pelo candidato no ato da inscrição e, durante a prova, ele pode consultar a legislação. A nota mínima para a aprovação final é de 6 pontos.

Foi aprovado? Parabéns! No edital do Exame de Ordem você encontrará todos os requisitos que deve preencher para solicitar a inscrição no quadro da OAB, além da documentação exigida e valor da anuidade.

Essa matéria foi relevante para você? Então continue acompanhando o nosso Portal de Notícias.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Luana Cruz
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a