Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

O espaço da mulher na advocacia

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 08/03/2024, às 10:49 Atualizado em 10/03/2024 às 20:00

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O espaço da mulher na advocacia. Embora no Brasil tenhamos mais mulheres do que homens com registro de advogado na OAB, os espaços na advocacia ainda são, em sua maioria, ocupados pelo sexo masculino. Segundo dados da OAB, existem cerca de 650 mil advogadas inscritas na Ordem, e um pouco menos de homens, aproximadamente 610 mil. Para mudar esta realidade, a OAB instituiu o dia da mulher advogada, comemorado em dezembro, e ainda promulgou 2016 como o ano da mulher advogada. Vamos falar, especialmente hoje, dia internacional da mulher, sobre O espaço da mulher na advocacia.

Leia também: Governo apresentará PL que irá garantir equidade salarial entre homens e mulheres

O espaço da mulher na advocacia

O espaço da mulher na advocacia

Fazendo uma pesquisa para escrever este texto, deparei-me com um escritório, em Santa Catarina, formado apenas por mulheres. Um bom exemplo sobre o espaço da mulher na advocaciaTrata-se do Minieri & Barreiros Advogados Associados. Conversamos com a Dra. Alessandra Minieri, advogada, que muito sabe sobre o espaço da mulher na advocacia.

“Existe um esforço coletivo e individual das mulheres em encontrar uma posição no mercado de trabalho, mantê-la e continuar progredindo em suas carreiras, na advocacia não é diferente. A mulher advogada vem se preparando muito para os desafios profissionais, em sua maioria, são comprometidas, estudiosas, responsáveis e cuidadosas”, diz a jurista.

Dra. Alessandra Minieri

O espaço da mulher na advocacia: Escritório totalmente feminino

Não deveria ser surpreendente ver um escritório totalmente formado por advogadas. Visto que existem tantos formado apenas por homens. Mas, ainda assim, é de se achar destoante, infelizmente. “no dia a dia somos muito participativas e dividimos nossos desafios profissionais com o grupo, acredito que por sermos todas mulheres existe uma facilidade de compreender o ritmo de vida diferenciada de cada uma”, pontua Alessandra.

Dificuldades da mulher advogada no Brasil

Se firmar em um mercado ocupado, em sua maioria, por homens não é tarefa fácil. Mas competência e talento resolvem esta questão. “O mundo dos negócios ainda é dominado fortemente pelos homens, uma das dificuldades que a mulher enfrenta é ter que se provar sempre, o ambiente masculino é bastante conservador e é muito comum sermos testadas. Aí, vale o talento e garra de cada mulher”, ressalta Alessandra.

O machismo na advocacia

Outra realidade enfrentada pelas “Damas da Advocacia” é a tentativa de diminuição da atuação pelo simples fato de serem mulheres. “Somos obrigadas a nos impor duplamente. Infelizmente muitos homens ainda acreditam que a competência está embalada no terno e gravata”, finaliza Dra. Alessandra Minieri.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a