Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O novo concurso TRE Unificado pode ser anunciado ainda no primeiro semestre de 2023. A realização do certame já foi discutida pela cúpula do TSE em uma recente reunião, que tratou de detalhes sobre a formação de comissão, aplicação das provas e previsões de cadastro de reserva e de provimentos dos aprovados. O novo concurso TSE unificado, além de oportunidades para o próprio Tribunal Superior Eleitoral, terá vagas para a maioria dos Tribunais Regionais Eleitorais do país.
Leia também: Concurso para AFT sinalizado pelo Governo Federal
Concurso TRE Unificado vai reduzir custos para o TSE
Uma das principais vantagens do concurso TRE Unificado será a redução de custos para a Administração Pública. Isso porque, entre outros fatores, a partir da publicação de um edital unificado, a contratação de apenas uma banca organizadora seria o suficiente, sob responsabilidade do TSE, para realizar o certame para servidores em todos os TREs que venham a confirmar a participação.
Novo concurso de TREs Unificado
O novo concurso TRE unificado terá vagas para técnicos e analistas judiciários. Até agora, além do TSE, 20 TREs já confirmaram oficialmente o interesse em participar da seleção em um único edital. São eles: Acre, Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins, Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Roraima, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Rio Grande do Sul
Concurso de TREs Unificado exigirá nível superior para técnico
Conforma já noticiamos aqui no blog, no final de 2022, foi sancionada a Lei 14.456/2022, que exige o ensino superior completo para ingresso no cargo de técnico judiciário. Sendo assim, temos essa novidade e o novo requisito de escolaridade já deve ser aplicado aos próximos concursos dos tribunais federais, que é o caso do Concurso TRE Unificado.
Constitucionalidade contestada
Como os tribunais da Justiça Eleitoral estão enquadrados no Poder Judiciário da União, o nível superior deve ser cobrado no concurso TRE unificado. A menos que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare a lei inconstitucional antes da publicação do edital.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques