Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Novo Concurso MPU: portaria regulamenta carreira de polícia institucional

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 05/08/2023, às 11:32 Atualizado em 07/08/2023 às 08:28
Novo Concurso MPU

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Boa notícia para a realização de um novo concurso MPU. Já está publicada, no diário oficial da União, a portaria 175/23, que regulamenta a polícia institucional do Ministério Público Militar (MPM). O MPM faz parte do MPU. Ainda não está confirmado que o cargo fará parte do novo certame, que está em fase de escolha da banca organizadora. Estamos atentos e em busca de novas informações, que devem ser divulgadas em breve.

Leia também: MPU começa processo de escolha da banca

Novo Concurso MPU

A polícia institucional do MPU já está criada desde 2022, mas cada órgão que constitui o ministério precisa publicar portaria específica nesse sentindo. Desta forma, o Ministério Público Militar deu passo importante para instituir a nova carreira, cujos cargos deverão ser ocupados a partir da realização de concurso público.

Fazem parte do MPU

Ministério Público Militar (MPM)

Ministério Público Federal (MPF)

Ministério Público do Trabalho (MPT)

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

Novo Concurso MPU: cargos

Até o momento sabemos que a seleção ofertará vagas para técnicos e analistas, nas seguintes áreas:

Técnico do MPU – diversas especialidades

Técnico do MPU – segurança institucional e transporte

Analista do MPU – diversas especialidade

Os vencimentos e níveis

No cargo de técnico, no Novo Concurso MPU a escolaridade atualmente é de ensino médio. No entanto, o cargo já conta com decisão para mudança para nível superior, por meio da lei 14.591/23. A alteração foi vetada pelo governo federal, por alegação de vício de inconstitucionalidade, e o veto agora deve ser avaliada pelo Congresso Nacional em agosto. Para analistas, para concorrer é necessário possuir nível superior. As remunerações iniciais são de R$ 9.052,51 para técnicos e R$ 14.852,66 para analistas.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a