Novo Concurso MPU deve ter edital até 2024. A publicação do edital do novo concurso do Ministério Público da União deve ocorrer até o ano que vem. A confirmação foi feita pelo procurador-geral do órgão, José de Lima Pereira Ramos, durante evento de posse do novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da Bahia, em entrevista ao portal Bahia Notícias. Lembrando que foi publicada recentemente a portaria PGR MPU 209, de 11 de outubro, que reserva 10% das vagas de concursos do órgão para transgêneros.
Leia também: Concurso TSE Unificado terá 495 vagas
Novo Concurso MPU deve ter edital até 2024
“Estávamos em conversa com o procurador geral da república Augusto Aras, com todos os outros procuradores-gerais do MPU e agora tivemos o final do mandato do procurador-geral da República, estamos ainda numa fase de transição, digamos, com a atual procuradora-geral, para dar sequência aos concursos”, disse. “Mas, sim, nós precisamos e vamos realizar concurso, alguns esse ano, mas se não tiver condições no próximo ano, com certeza”, reforçou.
Áreas do concurso
Embora a oferta de vagas ainda não esteja definida, já está certo que o MPU oferecerá oportunidades para técnicos e analistas, nas seguintes áreas:
Técnico do MPU – diversas especialidades
Técnico do MPU – segurança institucional e transporte
Analista do MPU – diversas especialidade
Novo Concurso MPU: remuneração e escolaridade
No caso de técnico, a escolaridade atualmente é de ensino médio. No entanto, o cargo já conta com decisão para mudança para nível superior, por meio da lei 14.591/23. A alteração foi vetada pelo governo federal, por alegação de vício de inconstitucionalidade, e o veto agora deve ser avaliado pelo Congresso Nacional. Para analistas, para concorrer é necessário possuir nível superior. As remunerações iniciais são de R$ 9.052,51 para técnicos e R$ 14.852,66 para analistas.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques