Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Língua Portuguesa: voz reflexiva

Avatar de
Por:
Publicado em 15/10/2014, às 13:18

As provas da Fundação Carlos Chagas são conhecidas e temidas pelos concurseiros por suas questões bem elaboradas de Língua Portuguesa, com alto grau de exigência na interpretação de texto e conhecimentos gramaticais. O professor Rodrigo Bezerra destaca uma prova do TRT de Alagoas, que envolve noções sobre a voz reflexiva. A questão não é comumente encontrada nas provas da FCC, por isso, vale a pena conferir!

O Professor Rodrigo explica que a voz reflexiva consiste, de certa forma, na ação verbal que recai sobre o sujeito, apresentando-se de duas formas: reflexiva pura e reflexiva recíproca. Para identificar a primeira forma, devemos substituir o pronome pelo termo “a mim mesmo”, “a si mesmo”, a nós mesmos”, etc. Já na identificação da segunda, em que a ação verbal é praticada ao mesmo tempo por mais de uma pessoa, devemos perceber a presença dos termos “um ao outro”, “uma a outra”, “uns aos outros” e outras possibilidades.

Essa e outras dicas você pode conferir no canal do Professor Rodrigo Bezerra no YouTube, que conta com vídeos explicativos dos principais conteúdos de Língua Portuguesa cobrados nos certames, além entrevistas sobre o dia a dia de preparação dos concurseiros.

Clique aqui para acessar o canal do Professor Rodrigo Bezerra

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA ? ?COMEÇANDO DO ZERO 2014? PROF. RODRIGO BEZERRA (DISCIPLINA ISOLADA)

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a