Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Justiça determina contratação de intérprete de Libras para aluna com deficiência auditiva

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 14/06/2019, às 10:19 Atualizado em 17/06/2019 às 17:55

Entenda o caso

Estudante com deficiência auditiva obteve decisão judicial para que possa acompanhar as aulas, através do apoio de intérprete de Libras. A decisão obriga a Associação Educacional Nove de Julho, onde estuda, a contratar o intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais.  No caso específico, o acompanhamento é indispensável, em virtude de deficiência auditiva bilateral profunda da estudante.

A estudante está matriculada na instituição desde julho de 2017, onde cursa pedagogia. Está no quarto semestre do curso, e teve, no início, o apoio de um profissional durante um mês. Após três meses sem acompanhamento, uma nova intérprete foi contratada. No entanto, ela acompanhou a estudante por apenas oito meses, tendo sido afastada devido a licença maternidade. A estudante seguiu sem acompanhamento desde então.

Para conseguir o acompanhamento, que lhe é garantido pela Constituição Federal e pelas leis 9.394/96 e 13.146/15, a estudante procurou a DPE SP. Lá, ela foi assistida pelo Defensor Público Guilherme Krahenbuhl Silveira Fontes Piccina, que também é professor do Curso CERS para Defensoria Pública.

Foram tentadas medidas extrajudiciais para resolver o caso, mas estas não foram eficazes. Deste modo, a DPE SP, ajuizou ação para garantir à assistida o direito ao acompanhamento especializado. O pedido da Defensoria foi acatado pelo Juízo, o qual determinou que a Instituição Privada de Ensino contratasse intérprete de libras para acompanhar a aluna.

 

Legislação sobre o tema

A Constituição Federal garante aos portadores de deficiência o atendimento educacional especializado, inclusive, preferencialmente na rede regular de ensino.

A Lei de diretrizes e bases da educação nacional (Lei 9.394/96), por sua vez, determina que os sistemas de ensino assegurarão aos alunos com deficiência, dentre outros direitos, o acesso aos recursos educativos que atendam às suas necessidades. No caso específico da aluna, que possui deficiência auditiva bilateral, fica claro que o intérprete de libras é imprescindível.

Há ainda a Lei 13.146/15, que garante a disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio, inclusive pelas instituições privadas de ensino.

A decisão é um verdadeiro avanço para garantir a observância dos direitos das pessoas portadoras de deficiência.

Ficou interessado em saber mais sobre as atribuições dos Defensores Públicos? Clique aqui e acesse o curso gratuito sobre Carreiras Jurídicas!

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a