Embargos infringentes: entenda o julgamento do ex-Presidente Lula. Ademais, assista aos vídeos explicativos e atualize seus estudos de maneira dinâmica.
Na última quarta-feira (24), milhares de pessoas voltaram atenções para o julgamento do ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Por isso, muita gente foi às ruas como forma de protesto, tanto contra a condenação como a favor dela. Ademais, os noticiários do país voltaram-se para o acontecimento.
Acusação contra o ex-Presidente Lula
Lula foi acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Isto é, os dados da Operação Lava Jato apontam que houve propina de R$ 3,7 milhões no caso Triplex pagos ao petista e ao seu partido. Portanto, a sentença de 9 anos e 6 meses de prisão para o ex-Presidente foi imposta pelo juiz federal Sérgio Moro.
O que diz o ex-Presidente Lula
Um dia antes do julgamento, o petista discursou em defesa própira em um palanque montado na cidade de Porto Alegre (RS), diante de 70 mil manifestantes. Na ocasião, Lula afirmou que seus advogados já haviam provado a sua inocência no caso Triplex e que os brasileiros já conheciam a sua essência.
Resultado do julgamento do ex-Presidente Lula
Lula não apenas foi condenado por decisão unânime da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ele também teve sua pena aumentada. Agora, ela passa a ser 12 anos de prisão. Os três participantes que julgaram o caso foram João Pedro Gebran Neto (relator do processo), Leandro Paulsen (revisor do processo) e Victor dos Santos Laus (desembargador). O julgamento foi realizado no dia 24 de janeiro de 2018 e durou 8 horas e 15 minutos.
Você também pode se interessar por:
Outros detalhes do julgamento do ex-Presidente Lula pelo TRF 4
Aspectos jurídicos do julgamento de Lula
Desdobramentos
A professora Ana Cristina também comentou o assunto no que diz respeito aos Embargos Infringentes. Confira:
Quais seriam as outras possibilidades se o resultado fosse diferente?
O juiz federal e professor do CERS, Fábio Roque, comentou quais seriam as possíveis consequências do julgamento, antes de ser finalizado. Confira as obeservações do professor para entender melhor o caso e se manter atualizado para se dar bem nas provas!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques