Jornada do concurseiro: dicas antes de fazer a inscrição nos concursos - Portal de notícias CERS

Jornada do concurseiro: dicas antes de fazer a inscrição nos concursos

Por:
Atualizado em 01/12/2014 - 15:37

Decisão tomada: quero ser um concurseiro. Para os recém-formados ou até para os profissionais já atuantes no mercado de trabalho, que querem iniciar a jornada para os concursos públicos, a decisão não é simples. Implica em dedicação intensa aos estudos e, em muitos casos, abdicar propostas de empregos. O objetivo é um só: alcançar a aprovação.

Além dos obstáculos durante os estudos, muitos concurseiros se vêm bombardeados pela diversidade de certames disponíveis e, por isso, não têm a atenção necessária antes de realizar a sua inscrição. Confira 4 dicas que vão ajudar você na hora de se inscrever para alguma seletiva:

1) Confira as exigências do Edital

É necessário conhecer todas as exigências contidas no edital de abertura para o cargo. Não adianta ser um concurso com muitas vagas, remuneração alta e um cargo do seu interesse, se o seu currículo não atende a todas as exigências para a função.

2) Faça uma pesquisa sobre o cargo

Antes de se inscrever para o concurso, conheça mais sobre o cargo. Realize uma pesquisa para conhecer as funções do cargo, quais as responsabilidade, a área de atuação, e outras informações importantes.

3) Analise o processo de seleção

Alguns concursos exigem certas aptidões específicas físicas e/ou mentais dos candidatos, por isso, esteja ciente de todas as etapas da seleção! Verifique também o conteúdo programático das provas e as datas previstas para aplicação. Anote todas as disciplinas cobradas no certame, para direcionar os seus estudos.

4) Conheça a organizadora do concurso

Fundação Getúlio Vargas, Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, Fundação Carlos Chagas são apenas algumas das várias organizadoras de certame no Brasil. É importante estar ligado quem está organizando a seletiva do seu interesse, uma vez que cada uma tem particularidades e especificações na hora de cobrar determinados conteúdos.

Você pode se interessar pelo seguinte conteúdo:

CURSOS PARA CARREIRAS JURÍDICAS

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS