A prova objetiva do XX Exame de Ordem da OAB está marcada para 24 de julho de 2016. Ou seja, exatamente daqui a dois meses. Este prazo já não permite que os candidatos esgotem todo o conteúdo programático, mas como diz o especialista em OAB Maurício Gieseler, “dá para fazer bonito da prova”.
Para isso, é preciso levar em conta o fator tempo e a organização com o cronograma de estudos. Se o candidato realmente quer ser aprovado precisa assumir esse compromisso.
O estudo é um processo global, exigindo uma série de etapas fundamentais de fixação do conteúdo para o candidato efetivamente ficar preparado.
Confira algumas dicas do nosso guru da OAB:
Dica 1
Leitura da doutrina e/ou acompanhamento de uma aula seguida da leitura da legislação correlata na medida da evolução do estudo. Aqui o candidato estabelece os vínculos entre os conceitos, teorias e a norma.
Dica 2
Elaboração pequenos resumos ao término de cada tópico do livro que está sendo estudado ou da aula que acabou de ser assistida. A elaboração de resumos, feitos DE CABEÇA, não só ajuda a delimitar o que não foi apreendido com a leitura inicial, como é uma importantíssima etapa de fixação do conteúdo.
Dica 3
Revisão do conteúdo estudado dentro de um período em específico, uma vez por semana, por exemplo. Essa medida atende à preocupação em se avançar no estudo do conteúdo sem perder a informações previamente estudadas. Ou seja, avançar nos estudos sem esquecer o que ficou para trás. Esta medida é basilar.
Dica 4
A resolução de exercícios é a última etapa desse processo e ela é muito importante. Primeiro porque ela se enquadra como um processo ao mesmo tempo de revisão do conteúdo, de desafio ao raciocínio, em razão da adaptação do conhecimento a um problema hipotético, ajudando no desembaraço mental, como também representa uma etapa de adaptação ao sistema de enunciado da banca, e tal adaptação é VITAL!
“Notem que o processo de estudo não pode ser trabalhado de forma estanque: o candidato deve se inteirar da doutrina, confrontá-la com a lei, elaborar resumos e resolver exercícios. Essas etapas, distintas entre si, mas consideradas como um processo global, certamente produzirão ótimos resultados como método de aprendizagem”, explica Maurício Gieseler.
Se você deseja mais dicas e um cronograma completo de estudos para a 1ª fase da OAB XX, baixe o arquivo preparado por Gieseler na aba de download do site peo.cers.com.br.
Você pode se interessar por:
COMBO: OAB INTENSIVÃO + SUPER UTI ONLINE
MAIS CURSOS PARA O XX EXAME DE ORDEM
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques