Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Excesso de prazo não pode ser constatado apenas por soma de prazos processuais

Avatar de
Por:
Publicado em 26/07/2017, às 10:16

Um homem, acusado em 18 ações penais por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, teve, no STJ, quatro pedidos de liminares em HC indeferidos. De acordo com os autos, ele seria o líder de uma organização desmantelada pela polícia civil gaúcha, voltada para a venda de diversas drogas. Na posição em que ocupava, o paciente tinha tarefas específicas de coordenação de equipes e voz ativa na gestão contábil e nas decisões da estrutura criminosa.

Preso em 2015, interpôs, até o momento, 8 recursos em habeas corpus no STJ, alegando o excesso de prazo (ele estaria aguardando há 2 anos pelo encerramento da instrução criminal) e bem assim a revogação da prisão, vez que ausentes os motivos para a manutenção da preventiva.

A presidente do STJ, contudo, entendeu que não configura constrangimento ilegal o excesso de prazo quando não há desídia do Poder Judiciário ou da acusação. Não se pode tomar como base para tal excesso tão somente a soma aritmética dos prazos processuais. Ademais, o tribunal estadual já analisou a questão, afastando-a, pois os crimes cometidos seriam de elevada gravidade, e a ação penal, que envolve 12 acusados, seria de alta complexidade.

Ainda de acordo com a ministra, o processo está se desenvolvendo normalmente, o que fulmina a pretensão de excesso de prazo. Para ela, “o maior prolongamento da instrução criminal não implica ofensa ao princípio da razoabilidade, dada a complexidade do feito, que envolve muitos acusados e a investigação de inúmeros fatos criminosos, bem como foram determinadas várias diligências pela autoridade judiciária e a análise de diversos requerimentos apresentados”.

Veja também:

CURSO INTENSIVO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO E MAGISTRATURA ESTADUAIS + MATÉRIAS COMPLEMENTARES ESTADUAIS + LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a