Seja concurseiro ou não, um dos maiores dilemas da contemporaneidade é conseguir manter a concentração. Principalmente durante a preparação para um certame, distrações recorrentes podem comprometer o cronograma de estudos e o desempenho do candidato na prova. Então, como driblar a falta de atenção? Confira as dicas:
Otimize seu tempo
Especialistas afirmam que o cérebro consegue se fixar em um objeto por 50/60 minutos. A partir daí, as distrações passam a ser mais recorrentes.
Uma dica que pode ajudar muitos concurseiros é dedicar-se completamente a uma disciplina. Passado o período, é essencial uma pausa para descansar as áreas ativas do cérebro e, então, continuar estudando o mesmo conteúdo ou um assunto diferente.
Alimentação saudável
Pode parecer simples, mas uma boa alimentação, com intervalos de 3 horas, é determinante para a apreensão de conteúdos e maior atenção aos estudos. O sistema atencional requer muita energia, a qual provém da alimentação.
O concurseiro deve sempre dosar as quantidades: alimentos como iogurte ou barra de cereal, em porções pequenas, juntamente com as três refeições principais, ajudam a manter a concentração por mais tempo.
Mantenha o ambiente limpo
Um lugar de estudo sujo e desorganizado pode contribuir para a distração do candidato. Uma dica simples é, antes de iniciar os estudos, organizar e limpar sua mesa – ajuda na atenção e torna o estudo mais prazeroso.
Você pode se interessar por:
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques