Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Empregada terá jornada reduzida para cuidar da filha com down

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Publicado em 01/04/2024, às 10:00 Atualizado em 11/04/2024 às 11:51

A 12ª vara do Trabalho de SP decidiu que a redução da jornada de trabalho da mãe, que trabalha como auxiliar de enfermagem na USP, em até 50% sem compensação ou redução em sua remuneração, foi concebida para que a mesma prestasse assistência para sua filha, portadora de síndrome de down.

Assim como consta nos autos, a instituição havia concebido administrativamente a diminuição da jornada de trabalho da mulher em 25%, mas a decisão era por tempo determinado e contava com desconto em sua remuneração, na qualidade de vale-alimentação.

Segundo o entendimento da juíza do Trabalho Marcela Aied, o pedido é justo, visto que com a redução da jornada de trabalho, a mãe poderá melhor assistir sua filha. Facilitando o acompanhamento da menor em tratamentos, terapias nos quais forem necessários, ao longo do mês.

A juíza destacou que essa medida promove a inclusão social e protege os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, conforme estabelecido na Constituição Federal e na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A juíza também mencionou a importância de criar um ambiente de trabalho livre de discriminação e preconceito, considerando essa medida como proporcional e razoável.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a