Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

EDUARDO SABBAG

Avatar de
Por:
Publicado em 21/07/2015, às 16:27

Em fevereiro deste ano, o CERS comemorou a chegada de um novo professor à sua equipe de especialistas: Eduardo Sabbag. E não foi à toa. O currículo acadêmico admirável e a metodologia de ensino do professor já tinham sido reconhecidos pelos alunos e ganhado admiradores no Brasil inteiro.

Natural de Guaxupé/MG, Eduardo Sabbag é o sétimo filho de uma grande família. Desde os 10 anos, sem saber ainda o que o futuro lhe reservava, costumava ajudar os colegas de classe com as dúvidas em matemática. Aos 17 anos, se mudou para a cidade de São Paulo para iniciar a vida acadêmica. A propósito, foi aprovado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na USP, com nota 10 em redação e complementava o orçamento corrigindo redações em cursinhos pré-vestibulares – matéria que também veio a lecionar mais tarde, até os dias de hoje.

Em sua trajetória de concurso público, logo foi aprovado como Técnico do Tesouro Nacional da Receita Federal (atual cargo de Analista Tributário). Nos períodos de folga do plantão, nada de descanso. Sabbag aproveitava para trabalhar ainda mais. Começou a dar aulas de Direito Tributário e de Português para certame da área jurídica e fiscal. E em 2005, quando a quantidade de compromissos e viagens se avolumou, pediu exoneração do cargo público para se dedicar a careira de docente. “Todos nós devemos nos preparar para as escolhas, difíceis ou não, que a vida nos oferta”, afirma. A paixão por lecionar falou mais alto.

Para continuar lecionando, em média, cinco ou seis horas diárias, ele acredita que vocação para ensinar seja importante, mas não é o essencial. “Assim como em qualquer profissão, é possível evoluir com treino, estudo, esforço e dedicação. Não há vocação sem “transpiração”… Todavia, é fato que tudo fica mais fácil quando se faz aquilo de que se gosta”, declara.

Seguindo o caminho natural da docência, iniciou a produção editorial, lecionou em cursos para concursos públicos e em universidades. Logo, a ponte aérea Rio – São Paulo passou a fazer parte da sua vida.

A chegada do ensino a distância se tornou seu aliado. Nessa empreitada, Eduardo Sabbag já lecionou para mais de 400 mil alunos, somando mais de 15 mil horas-aulas. “O mais interessante, nesse caso, é a afinidade que o aluno mostra ter comigo, mesmo sem nunca termos estado juntos ou termos conversado, pois ele me vê quase que diariamente nas aulas online, e essa rotina cria uma cumplicidade e respeito impressionantes.”

Durante esse período, Sabbag ainda concluiu o Mestrado em Direito Público e Evolução Social pela UNESA/RJ, em 2008, e o Doutorado em Direito Tributário pela PUC/SP, em 2012. O Doutorado em Língua Portuguesa veio logo em seguida, também na PUC/SP.

Entre os livros de destaque, podemos citar “Manual de Direito Tributário” – o livro de Tributário mais vendido do Brasil-, e o Manual de Português Jurídico.

Tudo isso, sem deixar de lado a atuação em Direito Tributário no seu escritório de advocacia em São Paulo. Nem seus momentos de lazer ao lado da família e seus passeios de moto nas breves horas vagas.

Sua dica para os alunos é “Estude mais, estude sempre!”. Lema que ele próprio adotou em sua trajetória de vida, e todo esforço e dedicação empreendido se transformou em conquistas, reconhecimento e plena satisfação profissional.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a