Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Edital MPU: concurso de remoção de servidores pode adiantar publicação

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 23/02/2024, às 17:56 Atualizado em 26/02/2024 às 08:34

Novidades sobre o esperado Edital MPU. Na próxima semana, será publicado o edital do primeiro concurso MPU para remoção interna de servidores do Ministério Público da União em 2024. A previsão foi passada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do MPU (SindMPU) na última sexta-feira, 16.

Leia também: Concurso TJPA autorizado e comissão formada

Edital MPU: concurso de remoção de servidores pode adiantar publicação

O concurso de remoção interna abre a possibilidade dos próprios servidores se inscreverem para ocupar cargos que estão vagos e mudar de lotação, conforme a disponibilidade e sua preferência. Esse tipo de inciativa é comum. Normalmente os órgãos fazem essa remoção interna antes da nomeação de aprovados em concursos públicos. Os cargos que continuam sem preenchimento são disponibilizados aos candidatos dos concursos (ao público externo).

Novas nomeações e novo concurso

Por isso, a remoção indica que mais nomeações do último concurso MPU, de 2018, poderão ocorrer em breve para os cargos de técnico de administração e analista em Direito. Caso a remoção interna abra chance para remoção em outros cargos, as vagas que não forem preenchidas pelos atuais servidores poderão ser destinadas a um novo Edital MPU, previsto para 2024.

Os preparativos do novo Edital MPU

O MPU já iniciou preparativos do novo concurso público. Em novembro de 2023, o Ministério Público da União confirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que já iniciou os preparativos do novo concurso MPU. O órgão revelou que a oferta será para os cargos de técnico e analista, sem determinar o número de vagas e as especialidades.

Comissão formada

Desde meados do ano passado, uma comissão organizadora do concurso está formada. O grupo, inclusive, já recebeu propostas de bancas para aplicação das provas da seleção. O Cebraspe foi contratado como organizador nos últimos seis concursos MPU. Desta forma, a banca é uma das mais cotadas para ficar à frente da próxima seleção.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a