Alcançar a aprovação exige dedicação e comprometimento nos estudos. Por isso, os professores do CERS elaboraram materiais de estudo para intensificar a preparação dos concurseiros que vão concorrer às vagas do certame do Tribunal de Contas da União. A terceira dica é do professor Leonardo Albernaz, sobre Administração Pública:
Nas duas últimas provas do TCU, em 2011 e 2013, houve respectivamente 16 e 15 questões de Administração Pública. Neste concurso de 2015, com as mudanças no programa e considerando o número de disciplinas na parte específica, podemos esperar uma ligeira elevação nessa quantidade, que provavelmente ficará entre 16 e 18 itens, além de um aumento da probabilidade de que seus temas façam parte da prova discursiva.
Considerando os termos do programa, notamos que se reforça uma tendência já observada nos dois últimos concursos: fortalecimento dos temas relacionados a políticas públicas e a planejamento governamental, com muitas questões, inclusive associando esses temas a outros conteúdos, como indicadores de desempenho e governança pública.
Por isso, sugiro que a maior parte do estudo, nessa reta final, seja dedicada a esses quatro temas – que, aliás, representaram mais de metade das questões da última prova. Para ajudar, vou sugerir aqui alguns artigos que podem ser utilizados como referências para as questões, colocando os links para acesso via web:
- “Políticas Públicas: uma revisão da literatura”, da Celina Souza, que faz um apanhado bastante interessante sobre o estudo do tema, em um artigo de cerca de 20 páginas que vale por um livro de introdução ao conteúdo.
- “Balanced Scorecard: adequação para a gestão estratégica nas organizações públicas”, de Rozelito Felix, Patrícia do Prado Felix e Rafael Timóteo, em um artigo que trata do BSC e da sua adaptação para uso no setor público.
- “A governança corporativa aplicada no setor público brasileiro”, do José Matias-Pereira, que trata de vários conceitos associados à ideia de governança pública, incluindo a abordagem original do Banco Mundial (sempre presente em provas, vide Receita Federal 2014) e visões bastante atuais sobre o tema (também presentes em provas ao longo dos últimos anos, em diferentes bancas).
- “Indicadores de Desempenho e Mapas de Produto”, publicação do TCU sobre o uso de indicadores em programas de governo.
Você pode se interessar pelo seguinte conteúdo:
CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS DE TRIBUNAIS DE CONTAS 2015
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques