Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Avatar de
Por:
Publicado em 21/03/2018, às 11:05

Nesta quarta-feira (21), comemora-se o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. A celebração da data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharperville, em 21 de março de 1960.

Na ocasião, cerca de 6 mil manifestantes negros marchavam na província de Gauteng, na África do Sul, pelo fim da "Lei do Passe", que fazia parte do Apartheid. Destes, 69 foram assasinados e mais outros 183 foram feridos por estarem protestando. Hoje, a data é feirado no país sul-africano em memória às vítimas. 

No Brasil, o combate ao racismo passou a ser mais intenso após a Constituição de 1988. Em seu art. 4º, ficaram estabelecidos os princípios que regerão o Brasil em seus relações internacionais e, ao lado de tantos princípios importantes, encontra-se o repúdio ao racismo. Vejamos:

 

Art. 4º A República Federativa do Brasil 

Rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

I – independência nacional;

II – prevalência dos direitos humanos;

III – autodeterminação dos povos;

IV – não-intervenção;

V – igualdade entre os Estados;

VI – defesa da paz;

VII – solução pacífica dos conflitos;

VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo;

IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

X – concessão de asilo político.

 

Carta Magna incluiu o crime de racismo como inafiançável e imprescritível: 

Art. 5º, inciso XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. 

Importante, nesse ponto, lembrar um vídeo do Prof. Rogério onde ele traz aspectos do direito criminal na Constituição: 

 

 

Comunidade Internacional

A comunidade internacional se preocupa tanto com o tema, que não são poucos os Tratados e Convenções que buscam a eliminação da discriminação racial. 

Por todos, vale lembrar disposição da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação que conceitua expressamente discriminação racial:

“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”(Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

O ordenamento jurídico brasileiro não reservou somente à Constituição da República o combate a discriminação racial. Também no Código Penal expressamente previu a injúria racial.

 

Racismo e Injúria Racial

Importante lembrar que injúria racial não se confunde com racismo, para explicar o tema, indicamos mais uma vez outro vídeo do Prof. Rogério Sanches Cunha a respeito do tema:

 

Você pode se interessar por: 

Dano moral in re ipsa e ofensa à dignidade da pessoa humana

 

 

 

 

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a