Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Devo fazer o XXI Exame de Ordem?

Avatar de
Por:
Publicado em 04/07/2016, às 11:03

exame-ordem-oab-xxiVocê está no último ano da faculdade, no 9º ou 10º semestre do curso, e está chegando a hora de encarar o exame de ordem. A primeira fase da XXI edição será realizada em 20 de novembro e a prova prático-profissional está marcada para 22 de janeiro de 2017.

E já é preciso se preparar para a prova? Sim!

O Exame de Ordem da OAB é uma etapa decisiva na carreira de um advogado, tanto quanto o vestibular e a formatura. Isto é, você precisa se planejar para este momento. Dar a devida importância à prova é fator determinante para a aprovação.

Listamos abaixo algumas dúvidas e dicas de como se preparar para este desafio:

 

1. A XXI edição é o momento ideal para fazer o exame de ordem?

O momento ideal de fazer a prova depende dos objetivos de cada pessoa. Se o seu tempo livre do estágio é dedicado quase que integralmente ao trabalho de conclusão do curso, aguarde o término da faculdade para iniciar os estudos.

Mas não adie esta decisão por muito tempo, alegando falta de tempo. Tudo é questão de prioridade. É possível se preparar para a prova enquanto faz faculdade, trabalha, cuida dos filhos, está sem dinheiro. Você quer ser advogado? Então, você vai ter que enfrentar o exame de ordem mesmo que outros projetos apareçam.

2. Será que estou preparado para fazer a prova da OAB?

Provavelmente não, mas estará quando começar a estudar. Não pense que os conhecimentos adquiridos na faculdade serão suficientes. A prova da OAB possui estilo próprio, mas não é nem um bicho-papão. Com a orientação adequada você estará pronto para fazer a prova e ser aprovado.

3. É preciso prestar a prova várias vezes para ser aprovado?

Não. É preciso você se preparar com determinação, foco e materiais de qualidade. O exame de ordem não é feito para reprovar, nem depende de concorrência. Muitos candidatos não passam na prova por não se preparem adequadamente. Acreditam que podem estudar sozinhos, com o material usado na faculdade, e se preparar quando tiver tempo livre. Na verdade, o seu tempo livre só vai existir depois de concluir a carga horária destinada aos estudos. E as horas de estudo só serão transformadas em aprendizado com investimentos em uma preparação de qualidade.

4. Falta muito tempo para o XXI Exame de Ordem. Se eu começar a estudar agora vou esquecer os assuntos!

Isso é um mito. Se você fizer um cronograma de estudos correto, vai ter tempo de assistir aulas explicativas, ler a letra da lei, fazer resolução de questões, revisar os conteúdos e criar um aprendizado aprofundado. Nada de decoreba para a prova como antes. Mesclar o estudo das disciplinas permite avançar nos estudos, revisando os conteúdos, e sem esquecer o que já foi aprendido. Estudar com antecedência não é mais o segredo do sucesso. É a realidade.

 

Leia também:

Jurisprudência importante do Novo CPC! Pode cair no XXI Exame de Ordem!

Lançados cursos para XXI Exame de Ordem

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a