Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Custas podem ser alteradas após trânsito em julgado do processo de recuperação judicial

Avatar de
Por:
Publicado em 05/12/2017, às 17:22

A Terceira Turma do STJ decidiu que é possível atualizar o valor das custas judiciais após a sentença que decreta o encerramento do processo de recuperação judicial, tomando-se como base o benefício econômico alcançado com a ação.

A relatora do recurso, ministra Nancy Andrighi, destacou que o valor da causa é matéria de ordem pública, e, portanto, pode ser conhecida e decidida de ofício a qualquer tempo e grau de jurisdição.

Asseverou, ainda, que nos processos de recuperação judicial, tal valor deve guardar relação com a soma de todos os créditos sujeitos a seus efeitos e, assim sendo, o cálculo do saldo das custas só pode ser feito após a prolação da sentença que decreta o fim da recuperação judicial.

“Se é a própria lei especial quem estabelece o momento oportuno para elaboração do cálculo das custas processuais a serem recolhidas e se sua base de cálculo constitui matéria sobre a qual não se opera o efeito preclusivo, então a conclusão alcançada pelo acórdão recorrido, permitindo a atualização do montante devido, não representa violação aos dispositivos legais invocados pela recorrente.”

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a