Criminologia para concursos - Portal de notícias CERS

Criminologia para concursos

Ana Laranjeira
Por:
Atualizado em 22/03/2018 - 18:43

crime

Criminologia é uma disciplina importante que está sendo exigida nos principais concursos para Polícia Civil. Os últimos editais dos certames para delegado da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, por exemplo, incluíram o conteúdo em suas provas. E a tendência é que, pelo menos, noções de criminologia devam ser cobradas também nos concursos que estão para serem lançados.

Conceito

A criminologia traduz a ciência empírica (baseada na realidade) e interdisciplinar (que congrega ensinamentos de sociologia, psicologia, filosofia, medicina e direito) que possui como objeto de estudo o crime, o criminoso, a vítima e o comportamento social.

Funções

A função da criminologia é reunir conhecimentos sobre o crime, o criminoso, a vítima e o controle social para compreender cientificamente o fenômeno criminal, para assim possibilitar que possa ser prevenido e reprimido com eficiência, intervindo no delinquente.

Ciências Criminais

O gênero ciências criminais (ciências penais) possui como espécies o Direito penal, a criminologia e a política criminal. São ciências autônomas e coexistentes, cada qual com sua vertente. A criminologia, a política criminal e o Direito penal são os 3 pilares do sistema das ciências criminais, inseparáveis e interdependentes.

criminologia-ciencias-criminais

 

 

 

 

 

 

 

Criminologia para concursos pdf

 

Quer um material grátis sobre criminologia para concursos em pdf redigido por Henrique Hoffmann, professor do CERS e escritor da Juspodivm?

Acesse e preencha este formulário e baixe o material exclusivo! São 21 páginas de conteúdo com conceitos, modelos teóricos, e quadros explicativos.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS