Os concursos para técnico cada vez mais exigem o nível superior de escolaridade. Principalmente após a sanção da Lei 14.456/2022, que mudou a escolaridade do cargo de técnico judiciário no âmbito federal. Mas, ainda existem bons concursos para técnico que aceitam nível médio. Confiram alguns deles.
Leia também: Concursos para Tribunais: ainda teremos vagas de nível médio?
Concursos para técnico que ainda aceitam nível médio
Funai – Agente em Indigenismo
Mapa – Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal
IBGE – agente de pesquisas e mapeamento, agente de pesquisa por telefone e codificador
TJ MG – Banca definida: MS Concursos – Concurso para cargos de nível médio: Oficial Judiciário – oficial judiciário e Oficial Judiciário – Comissário da Infância e da Juventude. Link do Projeto básico e de Cronograma de Estudos na minha Bio.
TJ SE – Técnico Judiciário – Área Administrativa
TJ RS –Técnico do Poder Judiciário, padrão A1
TJ AP – FGV organizará o certame
TJ RR – Constituiu Comissão para a realização do VII Concurso Público para provimento de vagas em cargos de nível superior e médio
TJ MT – Técnico Judiciário. O CNJ determinou a readequação do quadro de servidores com o preenchimento de cargos em comissão com ocupantes de cargos efetivos. Para que isso ocorra, fica previsto que o tribunal realize concurso público este ano. Importante! O órgão iniciou o processo de remoção de servidoras e servidores, como etapa preparatória para futuro concurso de provimento de cargos efetivos
TJ AC – Comissão formada. A banca organizadora será definida em BREVE. Edital previsto para este ano
TJM SP – Edital publicado
DPE MG – Técnico da Defensoria Pública
MP MS – Comissão formada para o cargo Técnico I MPTE-201
MP AM – Comissão Especial responsável pela contratação da banca organizadora já está instalada. Cargos: Agente Técnico e Agente de Apoio.
MP PI – Comissão designada. Cargo: Técnico Ministerial
DPE PI – Regulamento publicado
UFRJ – Edital publicado
Concursos para Tribunais: ainda teremos vagas de nível médio?
Caso alguns editais como do TSE, TRE, TST, TRT, STJ, STF, STM ou do TJDFT saíssem hoje, esses concursos seriam somente para cargos de nível superior com formação em áreas específicas e/ou qualquer área de formação – desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação. Entretanto, existe ainda uma pequena possibilidade de voltar a ter cargos de nível médio. A decisão está na mão do STF, onde tramita uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei. O MPU já anunciou que em breve seus concursos terão vagas somente para nível superior.
Faça um curso superior
A grande dica aqui é fazer um curso superior, mesmo que você nã venha a prestar um Concursos para Tribunais. Caso possa, e tenha condições, inicie o quanto antes um curso de nível superior. Existem cursos de curta duração acessíveis, inclusive EAD. Mas, certifique-se que o curso é reconhecido pelo MEC. Mesmo que seja Concursos para técnico.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques