Conheça características de carreiras jurídicas - Portal de notícias CERS

Conheça características de carreiras jurídicas

Por:
Atualizado em 14/12/2017 - 11:07

Você quer seguir a carreira jurídica? É importante saber como atuam os profissionais da área jurídica para você escolher a sua profissão. Além disso, nos dias de hoje, com tantos avanços tecnológicos, lembre-se que é necessário se adaptar às novas plataformas. 

Se você sente dificuldade no entendimento dos processos, não se preocupe. Nossos professores irão ajudá-lo a compreender o assunto e como a tecnologia pode uma grande aliada à advocacia.

Eduardo Sabbag e Cristiane Dupret se reunirão no Bate-Papo de Carreiras para discutir o tema "Os desafios da advocacia frente aos avanços tecnológicos". Além disso, você também entenderá como funcionam profissões importantes no mundo jurídico. São elas: Advogado privado, Advogado da União/ Procurador da Fazenda Nacional, Procurador do Estado/Município/Federal e Defensor público. 

Você não pode perder essa oportunidade gratuita de ficar por dentro de tudo sobre os desafios da advocacia frente aos avanços tecnológicos! Inscreva-se aqui para participar das transmissões AO VIVO. 

 

Conheça um pouco as profissões que serão abordadas

Advogado privado: o advogado defende os interesses do seu cliente, representando-o diante da justiça. Ele pode atender pessoas físicas ou jurídicas que estejam se sentindo prejudicadas de alguma maneira. O trabalho do advogado poderá estar ligado à defesa ou à acusação, a depender do pedido e situação de seu cliente. Como existem áreas diferentes no Direito, é importante que a especialização do advogado esteja ligada ao pedido do cliente.

Advogado da União: pertencente ao Poder Executivo, o advogado da União representa o cargo mais alto e defenderá a União nos casos que forem levados ao Supremo Tribunal Federal. Nesse sentido, poderá participar de casos em todo o país, seja diretamente ou como presidente da sessão. Para se tornar um advogado da União é necessário passar em concurso público para atuar na Advocacia Geral da União.

Procurador da Fazenda Nacional: atua na cobrança judicial dos créditos tributários inscritos na Dívida Ativa da União, na área tributária, cobrando débitos fiscais não quitados perante a União. Ou seja, ele faz a cobrança dos que não pagaram os devidos impostos à União. Para assumir esse cargo é necessário passar em concurso público para atuar na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

Procurador do Estado: atua na defesa dos interesses do governo diante da justiça, sempre que o Governo do Estado for citado em alguma ação. Além disso, também presta assessoria jurídica às atividades do Governo do Estado, avaliando se os procedimentos estão dentro do que exige a legislação. Para assumir esse cargo é necessário passar em concurso público para atuar na Procuradoria Geral do Estado.

Procurador do Município: atua representando o município diante da justiça, sempre que a prefeitura for citada em alguma ação. Além disso, também presta assessoria jurídica às atividades da prefeitura, avaliando se os procedimentos estão dentro do que exige a legislação. Para assumir esse cargo é necessário passar em concurso público para atuar na Procuradoria Geral do Município.

Procurador Federal: atua na defesa dos interesses de fundações e autarquias federais. Exemplos deles são o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Além disso, também atua na assessoria jurídica da administração pública indireta federal. Para assumir esse cargo é necessário passar em concurso público para atuar na Procuradoria Geral Federal.

Defensor público: atua na defesa dos interesses de seu cliente sem cobrar nada para ele. O Defensor Público é um advogado concursado pela Defensoria Pública do Estado que atende pessoas que não têm dinheiro para pagar os serviços de um advogado. Como existem áreas diferentes no Direito, é importante que a especialização do advogado esteja ligada ao pedido do cliente.

Você pode se interessar por: Tudo sobre a Advocacia Pública

 

Confira a programação completa do Bate Papo de Carreiras:

Terça-feira (12/12)

19h – Desafios da advocacia frente aos avanços tecnológicos
Professores: Eduardo Sabbag, Cristiane Dupret
Carreiras: Advocacia Privada

20h30 – Futuros Delegados de Polícia Federal – o que esperar para 2018
Professores: Eduardo Fontes e Rodrigo Perin
Carreiras: Delegado de Polícia Federal

Quarta-feira (13/12)

19h – A importância da oratória na preparação para a Magistratura e Ministério Público
Professores: Rogério Sanches Cunha e Guilherme Miziara
Carreiras: Juiz Estadual e Promotor de Justiça

20h30– Como se preparar para Carreiras Trabalhistas após a Reforma
Professores: Rodolfo Pamplona e convidado
Carreiras: Juiz, Procurador e Auditor Fiscal do Trabalho

Quinta-feira (14/12)

19h – Auditor da Receita Federal e Auditor do Tribunal da contas: Perspectivas para 2018
Professores: Orman Ribeiro e Flaviano Lima
Carreiras: Auditor da Receita Federal e Auditor do Tribunal de Contas

20h30 – O Direito Civil no dia a dia dos cartórios

Professores: Martha El Debs e Luciano Figueiredo
Carreiras: Tabelião e Registrador

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS