Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Confira alimentos que ajudam a aumentar a concentração

Avatar de
Por:
Publicado em 18/08/2014, às 01:04

Consumir alimentos que contenham carboidratos complexos e proteínas pode ser um aliado para manter a atenção nos estudos.

Por Manoela Moreira | Com informações do Portal Terra

 

Manter a atenção contínua nos estudos durante longas horas pode ser uma tarefa árdua para muitos concurseiros. Por isso, fazer pequenos intervalos a cada 1h30 de leitura/aula é fundamental.

E aproveitar esse período para consumir alimentos que podem ajudar na concentração pode tornar a sua pausa ainda mais produtiva.

Segundo o site australiano Body and Soul, consumir alimentos que contenham carboidratos complexos e proteínas pode ser um aliado para manter a atenção nos estudos.

 

Proteínas

Todas as refeições, incluindo ao lanchinhos, devem conter alguma fonte de proteína, cuja digestão é mais lenta e mantém a sensação de satisfação por mais tempo. As principais fontes são legumes, nozes, sementes, ovos, iogurte, carnes (peixe, aves e bovina).

Carboidratos

Já os carboidratos são transformados em açúcar que dão energia ao corpo. Assim, você ganha disposição e o cérebro, concentração. Invista em pães integrais, assim como bolachas e massas, arroz integral, quinoa e aveia.

Evite doces

O desejo por doces normalmente acontece quando os níveis de açúcar caem muito no sangue e o corpo pede uma solução rápida, que também pode ser compensada com alimentos com altas doses de cafeína. Não caia nessa armadilha. Prefira os alimentos que irão manter esses níveis estáveis.

Apesar de ser conhecido como poderoso estimulante, não faça do café sua bebida companheira do dia. Opte por chás, de preferência os de ervas sem a substância, ou procure opções de café sem cafeína.

Sob orientação médica

Também é possível tomar suplementos de vitaminas B e de magnésio que ajudam o sistema nervoso em momentos de estresse. Mas legumes, nozes, sementes e grãos integrais também são boas fontes de vitamina B.

Suplementos de ômega-3 também podem ser recomendados pelo médico, pois ajudam a manter a concentração. Entre os alimentos, as boas fontes são salmão e outros peixes, chia e óleos.

 

Você pode se interessar por:

 

Revista Edital – tudo o que você precisa saber sobre o universo concurseiro

 

Clique aqui para acessar a biblioteca virtual do CERS Editora.

 

Clique aqui para acessar a versão em pdf.

 


Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a