Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Os Concursos Federais solicitados ao governo, dentro do prazo legal, até 31 de maio, devem ter suas autorizações publicadas ainda neste mês de junho de 2023. O prazo final foi informado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável por conceder os avais para novos editais e seleções, no âmbito do Governo Federal.
Leia também: Novo Concurso AGU é solicitado com 2300 vagas
Concursos Federias: divulgação dos editais
Após a autorização tornar-se oficial, os órgãos solicitantes têm até seis meses para a divulgação dos editais. Desta forma, segundo o trâmite estipulado, os concursos que receberem o sinal verde em junho deverão ter certames abertos até dezembro deste ano. A realização de concursos federais faz parte dos objetivos de profissionalização da administração, qualificação de pessoal e, sobre tudo, reduzir o deficit de servidores e garantir uma melhor prestação de serviços públicos à população.
Concursos em evidência
A grande verdade é que os concursos federais estão em alta com os anúncios do governo. Temos, até o momento, quatro certames já autorizados e anunciado que mais dois blocos vão sair ao longo do ano. Não há, entretanto, um prazo máximo para que o governo analise os pedidos e dê uma resposta, seja autorzando ou não o novo edital.
Concursos federias que podem ser autorizados em breve
Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), INSS, IBAMA, Ministério da Fazenda, Receita Federal, Auditor Fiscal do Trabalho – AFT, ANVISA, ANTT, ANP, INMETRO, IPEA, CNPq, MAPA, Anaeel, Iphan, entre outros. Estamos atentos a todas as movimentações sobre autorizações de novos concursos e manteremos você, querido concurseiro, bem informado.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques