Defensoria Pública do Mato Grosso
Vagas: 20
Cargo: defensor
Exigência: diploma de bacharel em direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, três anos de experiência no exercício de atividade jurídica
Remuneração: R$ 19.992,09
Inscrições: terminaram no dia 1º de maio (site: www.ufmt.br/concursos)
Etapas de seleção: prova escrita objetiva; duas avaliações escritas dissertativas; prova oral de arguição; prova oral de tribuna; e prova de títulos
Sobre o concurso
O exame objetivo do concurso da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso será aplicado no dia 12 de junho e terá 100 questões de múltipla escolha sobre direito civil; direito processual civil; direito penal; direito processual penal; direito constitucional; direito administrativo; direitos humanos; organização da defensoria pública; direito do consumidor; direito tributário; direitos das crianças e dos adolescentes; e direitos difusos e coletivos. Os testes serão aplicados na cidade de Cuiabá/MT.
Defensoria Pública do Acre
Vagas: não informado
Cargo: defensor
Exigência: diploma de nível superior em direito, desde que emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e inscrição regular na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Remuneração: o salário atual corresponde a R$ 13.000
Situação: A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) segue em fase de elaboração do edital do seu próximo concurso para a carreira de defensor. No momento, o órgão realiza os procedimentos para a contratação da banca organizadora.
Etapas de Seleção: não informado
Sobre o concurso
No final de 2015, o governador do Acre, Tião Viana, autorizou a realização do concurso para a Defensoria Pública do Estado do Acre. O defensor-geral, Fernando Morais, destacou ainda que “existem comarcas que estão sem defensor, como Tarauacá, por exemplo, e outras como Cruzeiro do Sul, que comporta seis defensores, e estão atuando com apenas dois. Então, de imediato, o certame irá atender essas necessidades”.
O último certame do órgão foi realizado em 2006. O edital oferecia 21 vagas para a função de defensor. Na ocasião, duas chances foram reservadas aos candidatos portadores de deficiência.
Organizado pelo Cespe/UnB, o processo seletivo teve provas objetivas, testes discursivos e análise de títulos. As avaliações objetivas apresentaram 70 perguntas (língua portuguesa; direito administrativo; direito civil; direito constitucional; estatuto da criança e do adolescente; direito do consumidor; estatuto do idoso; direito penal; direito processual civil; direito processual penal; direito tributário; e princípios institucionais da Defensoria Pública).
Prepara-se para concursos de Defensoria Pública Estadual
É hora de investir na sua preparação! Estude os assuntos mais importantes para o concurso da Defensoria Pública Estadual com profissionais atuantes na área. Atenção! Você só tem até o dia 5 de junho para aproveitar os 40% de desconto. Aprofunde os estudos das disciplinas mais cobradas nos certames com os cursos abaixo:
Este é um curso formado por 115 aulas gravadas para o CURSO INTENSIVO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL mais 22 aulas gravadas para o CURSO DE LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL, perfazendo, assim, 137 aulas (331 horas de aula), o que torna um dos cursos especiais do mercado, oferecido para quem realmente deseja ser aprovado em concursos para as defensorias públicas estaduais.
Este é um curso formado por 115 aulas gravadas para o CURSO INTENSIVO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL mais 48 aulas gravadas para o CURSO DE MATÉRIAS COMPLEMENTARES ESTADUAIS, perfazendo, assim, 163 aulas (383 horas de aula), o que torna um dos mais completos cursos do mercado para quem realmente deseja ser aprovado em concursos para as defensorias públicas estaduais.
Cada aula apresentará os conteúdos mais densos e importantes dos principais programas de cada disciplina a fim de apresentar a forma como eles serão cobrados nas provas objetiva e discursiva dos concursos para Procuradorias Estaduais. Os professores trabalharão a teoria nos quatro primeiros blocos de cada aula e no quinto e último bloco resolverão questões objetivas e subjetivas de provas anteriores cobradas em concursos para a área jurídica.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques