Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Concurso Unificado TSE para TRE, previsto para ter o edital publicado pelo TSE em agosto próximo, está entre os mais esperados de 2023. A expectativa é de que as provas sejam aplicadas em setembro e as nomeações já comecem ainda neste ano de 2023. Um das perguntas frequentes entre os concurseiros é quantas vagas trará o edital? Para responder a esta pergunta, vamos detalhar pontos importantes do certame e como é feito o processo de confirmação da quantidade de vagas.
Leia também: Concurso TSE Unificado poderá ter dois editais?
Concurso Unificado TSE para TRE: Quantas vagas trará o edital?
Esta pergunta só poderá ser respondida com exatidão após a publicação do edital. Todavia, já podemos imaginar um quantitativo de vagas bem elevado por conta do déficit de pessoal já indicado pelos Tribunais Regionais. Vários TRE’s já vieram a público confirmar a adesão ao edital unificado e solicitar vagas diante da falta de pessoal, principalmente nos cartórios eleitorais de cidades menores.
Como se preparar: Saiba os principais assuntos cobrados
Caso dos TREs de SP, PE e MA
Alguns tribunais estão bem adiantados no Concurso Unificado TSE para TRE. São Paulo já divulgou que tem cerca de 130 cargos vagos, Pernambuco aproximadamente 30 postos e o Maranhão mais de 20. Lembrando que isso é uma previsão que antecede a solicitação formal e vale ressaltar ainda que costumeiramente os Tribunais chamam muito mais candidatos do que a quantidade prevista em edital.
Participação no Edital Unificado
Dos 27 regionais, dois ainda não confirmaram se irão participar do Concurso Unificado TSE para TRE. Dentre eles, o TRE-RJ, que ainda está com concurso válido até 2024. Entretanto, isso não impede que após a caducidade do válido do RJ, ele não possa solicitar convocação a partir da lista do concurso unificado. O outro que anda não confirmou a adesão foi o TRE-PA.
Andamento dos trâmites
A preparação para o concurso o Concurso Unificado TSE para TER está bem adiantada. Na semana passada conversamos com o Diretor Geral do TRE-PE, Dr. Orson Lemos, e eles confirmou que a minuta da resolução que definirá todos os rumos do certame já está pronta e deve ser submetida ao pleno do TSE a qualquer momento.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques